Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Técnicos avançam nos debates sobre a implantação de sistema de gestão nos municípios

 

Publicado em: 26/01/2011 00:00 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Janeiro

Coordenadores e técnicos municipais que compõem a Câmara Técnica de Informação do Cisbaf realizaram no dia 26, na sede do consórcio, a segunda reunião para dar continuidade às discussões que envolvem a implantação de um sistema regional de informação. A criação deste espaço surgiu no seminário de capacitação de gestores e técnicos municipais realizado, em novembro, por consultores do Consórcio Hospitalar da Catalunha, entidade que mantém convênio com o Cisbaf.

Durante o encontro, que iniciou o benchmarck dos sistemas de gestão disponíveis, foi apresentado o software SOFIA desenvolvido pela empresa ECO Sistemas na Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil e disponibilizado para os municípios. Foi feita uma explanação do sistema de gestão que está implantado nos municípios de Campos dos Goytacazes, Búzios e Niterói. Foram apontadas as principais características da ferramenta, as possibilidades de utilização dos dados para a elaboração de projetos e ainda, as vantagens financeiras para os municípios que instalaram o sistema.

– Trazer a informação da produtividade das unidades de saúde para a gestão é fundamental para o desenvolvimento de qualquer planejamento. O sistema permite, por exemplo, controlar contratos firmados com os prestadores, verificar a aplicação dos recursos, visualizar e administrar a oferta de serviços de toda a rede, e ainda direcionar melhor novos investimentos. Desta forma é possível organizar e tornar o sistema de saúde eficiente – destaca o consultor.

Outro atrativo é o baixo custo de investimento, que varia entre 3% e 5% dos recursos gastos na área da saúde. Ele garante que a economicidade é enorme e justifica o investimento inicial em equipamentos, tecnologia, treinamento e manutenção.

A secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, ficou satisfeita com a explanação do sistema de gestão e destacou a necessidade de os municípios buscarem esse caminho para se organizarem de forma mais confiável e eficiente. “Percebemos que a maior parte das prefeituras ainda se encontra em situação incipiente quando o assunto é tecnologia da informação. Nossa ideia é trabalhar e avançar em todas as secretarias de Saúde para a implantação de um software de gestão. Isto vai facilitar muito o monitoramento e a elaboração de projetos municipais e regionais.”

Ao final da reunião, foram distribuídos questionários para levantamento das demandas municipais quanto ao investimento necessário em software, hardware, conectividade, equipamentos, dentre outros. A próxima reunião ficou agendada para o dia 24 de fevereiro, às 10 horas.

 

Galeria

[widgetkit id=473]

Imagens