Janeiro
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhou, na manhã do dia 08, a abertura das atividades do Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID), que marca o início do funcionamento do Hospital Regional de Queimados. Com capacidade para atender mil pacientes/dia de toda a Baixada Fluminense, o ambulatório disponibiliza diversas especialidades, como Clínica Geral, Cardiologia, Endocrinologia, Angiologia e Oftalmologia e contará ainda com nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais, além de farmácia, raios–x e laboratório.
“Temos muito a comemorar. Era um serviço muito esperado pela população da Baixada. O público beneficiado pelo ambulatório não tinha nenhuma unidade com deste tipo, sobretudo para atender as questões específicas da área cardiológica, como a hipertensão, problemas de endocrinologia e diabetes. Comemoro ao ver os mais de R$ 16 milhões investidos pelo Ministério da Saúde aqui se transformarem em uma unidade com este perfil”, declarou Padilha.
O ministro da Saúde também informou que pretende levar à Baixada Fluminense uma das prioridades da saúde do Governo da Presidenta Dilma Rousseff: a Rede Cegonha, de atenção à saúde da mulher e da criança. “A presidenta quer atenção total para a área materno-infantil. A Rede Cegonha vai proporcionar um cuidado muito especial da mãe e da criança, desde o pré-natal, passando pelo atendimento hospitalar no parto, até o cuidado nos primeiros momentos da infância. Sem dúvida nenhuma, a Baixada Fluminense vai ser uma das nossas prioridades para implantar este serviço”.
O início das atividades também foi acompanhado pelo prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, pelo diretor do Departamento de Gestão Hospitalar do Rio de Janeiro, Oscar Berro, pelo presidente do Conselho Técnico do Cisbaf, Fabio Volnei, e pela secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello. O CETHID funciona de segunda à sexta, das 7h às 17h, e sábado das 7h às 13h.