Janeiro
Secretários municipais de Saúde participaram nesta quinta-feira (13), na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, da 1ª reunião do Conselho Técnico para dar continuidade às discussões de novos projetos e das dificuldades enfrentadas pelos municípios a fim de elaborarem o Plano de Ações Estratégicas para a região do próximo biênio. O documento será apresentado em reunião, ainda com data a definir, pelos prefeitos ao governador e ao ministro da Saúde com o propósito de buscar o incremento de recursos para a Baixada.
A região, através do Cisbaf, mantém convênios importantes com o Ministério da Saúde, instituições universitárias e o Consórcio Hospitalar da Catalunha que visam trazer mais qualidade na atenção básica e maior eficiência dos sistemas municipais de saúde. Para a secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, o “esforço conjunto das prefeituras consorciadas e das Secretarias municipais de Saúde propõe a integração e a regionalização das ações, com o objetivo de melhorar o desempenho e os resultados, e minimizar as dificuldades comuns a todos.”
Durante o encontro foram apresentadas as principais propostas que compõem o Plano Estratégico, além de dados de um estudo sobre o financiamento da assistência à saúde na Baixada realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública/ Fiocruz. O estudo aponta, por exemplo, uma redução gradual do aporte financeiro do MS e do governo do Estado na região, ao contrário dos municípios que aumentaram seus recursos financeiros no setor.
Os secretários presentes aproveitaram para dar sugestões e cobrar a participação mais ativa de seus pares nas reuniões do Conselho Gestor Regional (CGR) e na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), onde são definidas e negociadas as prioridades em âmbito estadual para novos investimentos na área da saúde. O secretário de Saúde de Nilópolis, Raymond Jabra Jacoub, aproveitou para se colocar à disposição como representante dos interesses da região nestas instâncias.
O presidente do Conselho Técnico do Cisbaf e secretário de Saúde de Japeri, Fabio Volnei, ratificou e acrescentou que, sem a participação e a pressão política dos prefeitos, dos deputados estaduais e federais, e do senador e ex-prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, nesta luta, será praticamente impossível avançar.
Ao final da reunião, Rosangela Bello entregou aos municípios o termo de adesão para a prestação de serviços preventivos e corretivos nas ambulâncias do Samu Baixada. O serviço será prestado por oficinas habilitadas através do registro de preços organizado pelo consórcio. O registro possibilitará aos municípios a redução nos custos.
Também foram apresentados o Projeto da Campanha de Candidato à Doação de Medula Óssea, realizado numa parceria entre o Cisbaf e o Hemorio, e o Projeto de Coleta de Sangue do Cordão Umbilical, em parceria com o Inca. Japeri deverá ser o segundo município na região a realizar a campanha de medula óssea, com previsão para abril. A primeira, ocorrida em maio do ano passado em Duque de Caxias, coletou 382 amostras de sangue.