Março
A equipe técnica do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense e os coordenadores da Central de Regulação Unificada do Estado (Reuni-RJ), Dr. Marcos Renni, e a enfermeira Kitty Crawford, participaram de uma reunião no Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, no dia 10. O diretor da unidade, Dr. Helton Setta, e a diretora médica, Dra. Ana Tereza Deraick, participaram do encontro que discutiu a inclusão do hospital no projeto de implantação da Central de Regulação de Urgência e Emergência da Baixada Fluminense (Reuni-Baixada). O projeto é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e o Cisbaf, e está sendo acompanhado pelo Ministério Público da Região Metropolitana 1.
A visita técnica faz parte de um conjunto de ações que está sendo implementado para que a capacidade de operacionalização da central de regulação seja instalada na Baixada. "Estamos fazendo, inicialmente, um diagnóstico dos parceiros, que inclui levantar o número de leitos disponível e a oferta de serviços", explica a secretária executiva do Cisbaf, Dra. Rosangela Bello.
Segundo Bello, um dos objetivos do projeto é construir de fato uma rede de saúde hierarquizada, integrando os principais hospitais de cada região considerada estratégica dentro do projeto. Estes hospitais poderão sofrer mudanças no seu perfil de atendimento e de serviços especializados com a intenção de exercer o papel de referência para um conjunto de unidades básicas, unidades de pronto-atendimento, além de hospitais de média e alta complexidade. O segundo passo da SES é regular os leitos e serviços dos hospitais e institutos federais a fim de facilitar o acesso à população à assistência especializada.