Março
Capacitação beneficia técnicos em enfermagem de 11 municípios da região
Técnicos em enfermagem vinculados às equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) dos 11 municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense estão sendo beneficiados com uma capacitação em Promoção e Prevenção da Saúde. O curso, ministrado pelo Núcleo Permanente de Educação (NEP), na sede do consórcio, em Nova Iguaçu, teve início em fevereiro e término previsto para meados de abril. Segundo a enfermeira Ana Lúcia Cruz, responsável pelo treinamento, a proposta é rever conceitos básicos sobre o tema, debater as conquistas e desafios da profissão, bem como provocar a reflexão sobre hábitos de promoção e prevenção que aplicam na sua própria saúde.
Ana Lúcia explicou a importância do técnico em enfermagem no sistema de saúde, como deve interagir com seus colegas, com os demais profissionais da equipe e com a comunidade onde atuam, e ainda abordou conceitos de humanização no atendimento ao paciente. Ter clareza dos princípios que estruturam a sua atividade é fundamental para a enfermeira.
– Os profissionais precisam, por exemplo, ser capazes de desenvolver atividades de acordo com o planejamento realizado baseado na realidade das famílias e da comunidade. Precisam também saber estabelecer parcerias com outras instituições e organizações sociais da localidade para que as ações tenham um impacto positivo multiplicado. Os técnicos em enfermagem precisam ainda estimular a participação da comunidade neste espaço de diálogo e de construção da cidadania – ressalta.
O seu papel na comunidade onde atua é fundamentalmente identificar os pontos negativos e positivos da comunidade e suas características. De acordo com Ana Lúcia, não é função deste profissional prestar assistência à população, mas ajudar às pessoas a encontrarem as melhores soluções para os seus problemas, ou seja, promover a promoção e a prevenção da saúde. Proatividade é o que se espera desta equipe.