Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Cisbaf debate regulação da urgência e emergência com Secretários da Baixada

 

Publicado em: 09/03/2016 19:34 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Março

Apresentar o escopo do projeto para implantação da Central de Regulação da Urgência e Emergência da Baixada Fluminense. Este foi o principal assunto da reunião entre secretários municipais de Saúde que compõem o Conselho Técnico do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, na manhã desta quarta-feira (09), na sede do consórcio, em Nova Iguaçu. O projeto vem sendo debatido e construído com a participação da Secretaria de Estado de Saúde, do Ministério Público e do Cisbaf. A intenção do secretário estadual de Saúde, Dr. Luiz Antonio Teixeira Junior, é trazer para a região um braço da central unificada de leitos e procedimentos ambulatoriais (Reuni-RJ), criada a partir de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a SES em junho de 2015.

Na reunião, a secretária executiva do Cisbaf, Dra. Rosangela Bello, mostrou detalhes do projeto que considera a mudança de perfil de alguns hospitais estaduais que passarão a ter um papel de referência para um grupo de unidades em determinada região. Por exemplo, de acordo com o projeto, o Hospital Estadual Vereador Melchiades Calazans, em Nilópolis – hoje funcionamento, principalmente para cirurgias eletivas, maternidade e tratamento de queimados –, terá seu perfil de atendimento modificado, passando a ser referência para as Unidades Estaduais de Pronto Atendimento (UPAs) e para o Hospital Geral de Nova Iguaçu (Posse). Alguns ajustes também serão feitos no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (Saracuruna), em Duque de Caxias, para oferecer maior cobertura para as unidades de saúde dos municípios do entorno.

O estudo para a regulação subdivide a Baixada em duas partes: a Baixada I (eixo da Rod. Pres. Dutra) tendo o Hospital Estadual Vereador Melchiades Calazans como referência para as UPAs estaduais e o Hospital Geral de Nova Iguaçu; e a Baixada II (eixo da Rod. Pres. Washington Luís) tendo o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes como referência para as UPAs estaduais e hospitais daquela área geográfica. Algumas ideias foram colocadas por alguns secretários e serão levadas para a próxima reunião entre o Cisbaf e a SES.

Samu Baixada também é tema da reunião

Durante o encontro também foram apresentadas algumas mudanças nas áreas gerencial e administrativa realizadas na Central de Regulação do Samu Baixada Fluminense, a fim de melhorar ainda mais a qualidade do atendimento prestado à população dos 12 municípios que integram o serviço na região. A central regional é administrada pelo Cisbaf e registrou de setembro/2015 a fevereiro/2016 um total de 25.537 ocorrências reguladas pelo médico que tiveram envio de ambulância.

Com o objetivo de aumentar a frota de viaturas (básicas e avançadas) na região, a secretária executiva apresentou um estudo a ser encaminhado ao Ministério da Saúde para liberação de 31 novas viaturas básicas e 02 avançadas. As ambulâncias avançadas do tipo UTI serão enviadas para os municípios de Queimados e Seropédica que não disponibilizam nenhuma deste porte.

Participaram da reunião os secretários de Saúde de Duque de Caxias, Camilo Junqueira; de Japeri, Márcio Egger; de Magé, Sidney Cerqueira; de Nova Iguaçu, Emerson Trindade; e de São João de Meriti, Walter Willmes; os subsecretários de Saúde de Itaguaí, Luiz Antônio Dias; de Nilópolis, Leonardo de Moraes; de Queimados, Rosane Azevedo do Nascimento; e de Seropédica, Juberto Junior; os coordenadores do Samu de Magé, Antônio Barreto; e de São João de Meriti, Leonardo de Lima; o assessor técnico de Mesquita, Nilo Sé; a diretora técnica do Cisbaf, Márcia Cristina Ribeiro; o coordenador técnico do Cisbaf, Ricardo Mangabeira; a coordenadora médica da Central de Regulação do Samu Baixada, Simone Maçana, e o responsável administrativo do Samu Baixada, David Rodrigues.

 

Galeria

[widgetkit id=462]