Fevereiro
As discussões sobre a implantação de uma Central de Regulação da Urgência e Emergência na Baixada Fluminense (Reuni-Baixada) avançaram ainda mais. No dia 26/02, o secretário estadual de Saúde, Dr. Luiz Antonio Teixeira Junior, a promotora de Justiça da 1ª Promotoria de Tutela Coletiva de Saúde da Região Metropolitana 1, Dra. Márcia Lustosa, e a secretária executiva do Cisbaf, Dra. Rosangela Bello, se reuniram na sede da SES, onde foi apresentada ao MP a proposta para a região.
O estudo para a regulação na região foi elaborado dividindo a Baixada em duas partes: a primeira compreendendo a Via Dutra, tendo o Hospital Estadual Vereador Melchiades Calazans como referência para as UPAs e o Hospital Geral de Nova Iguaçu; e a segunda parte considerando a Rodovia Pres. Washington Luís.
O objetivo da implantação da Reuni-Baixada é organizar a gestão da porta de entrada dos casos de maior gravidade nas emergências dos hospitais, UPAs e unidades de saúde localizados nos municípios que integram o Cisbaf, bem como facilitar o acesso aos leitos de retaguarda em unidades estaduais e, futuramente, federais.
O próximo passo será apresentar aos secretários municipais de Saúde da região o projeto acordado com a SES, o MP e o Cisbaf.