Fevereiro
No dia 2 aconteceu uma reunião das coordenações do Programa de Tabagismo, de Enfermagem e de Programas da Atenção Básica e enfermeiros das unidades de saúde, que já oferecem e serão iniciadas ações educativas associadas às medidas legislativas e econômicas propostas no âmbito nacional no combate ao Tabagismo. Os objetivos do programa são reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, prevenir a iniciação do tabagismo, promover a cessação de fumar e proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco.
O Programa Municipal de Controle do Tabagismo será implantado nas unidades: UBS Brisamar, UBS California, UBS Mangueira, ESF Chaperó, ESF Engenho, ESF Odenit Maia, ESF Coroa Grande, ESF Ilha da Madeira, ESF Centro e UBS Monte Serrat.
O tratamento é individual e em grupo, com durabilidade de um ano incluindo a abordagem cognitivo-comportamental, sendo sua finalidade inicial identificar o grau de dependência à nicotina. A Terapia de Reposição de Nicotina oferecida pelo município é composta por adesivos, gomas e pastilhas, além da Bupropiona, que são considerados medicamentos de 1ª linha para o tratamento do tabagismo.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMI