Janeiro
A Prefeitura de Queimados realizou no dia 25 uma ação do Programa de Combate à Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro. Em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, equipes do programa realizaram o atendimento de cerca de 200 pessoas durante a manhã para a distribuição de informativos, identificar possíveis casos da doença e agendar consultas com dermatologistas que atendem todos os dias na Vigilância em Saúde.
Aferição de pressão arterial, teste de glicose, pesagem do Bolsa Família, atendimentos dos programas de saúde DST/AIDS, tuberculose e de tabagismo da SEMUS também foram alguns dos serviços oferecidos durante a ação de saúde. A secretária municipal de Saúde, Drª Fátima Sanches, também fez alguns alertas: “Ao contrário do que muitos pensam, a doença tem cura e dificilmente leva a óbito, porém o tratamento é imprescindível e o quanto antes ele começar, menor o risco de incapacidades físicas”, explica.
A dermatologista do programa, Drª. Milca Souza, explicou que a doença não é transmitida pelo contato físico, como muitos acreditam, e sim pelas vias respiratórias. “Ao longo da história as pessoas tiveram medo de ter contato com quem tem hanseníase, o que não faz sentido. O contágio não acontece pelo toque na pele, mas sim pelas vias respiratórias”, destacou.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMQ / Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrósio