Fevereiro
Um batalhão de 500 profissionais da área de saúde da prefeitura foi às ruas de Piabetá, no sexto distrito, convocar a população para o combate ao mosquito Aedes aegypti. Em Magé são 63 Postos de Saúde da Família (PSFs) e sete unidades hospitalares que trabalham na prevenção, diagnóstico e tratamento da dengue, chikungunya e o temido zika vírus. Além da rede de atendimento, o carro fumacê está rodando por todos os bairros dos distritos da cidade durante a manhã e tarde, inclusive no final de semana. A prefeitura também recebeu três veículos zero quilômetro que estão destinados a atendimentos especiais.
Também foram distribuídos mais de 10.000 hipocloritos para as pessoas que moram em diversos bairros da cidade e mais 10.000 serão entregues para serem aplicados em reservatórios de água, para matar e impedir que o mosquito deposite seus ovos e se reproduza.
“Essa luta é diária. A população precisa estar consciente que não pode deixar água parada em nenhum lugar e deve tirar 10 minutos do seu dia para verificar possíveis focos em suas residências. Nossas equipes estão fazendo as visitas para dar orientações. Mais de 85% dos focos estão dentro das casas e é dever de cada cidadão combater essa praga”, afirmou o secretário de Saúde, Sidney Couto.
Para o servente de obra, José Marcos de Almeida, que mora em Fragoso, a campanha e a mobilização é muito bem vinda. “Gostei de ver tanta gente na rua e saber que a prefeitura está prestando a atenção nesses casos. Eu limpo meu terreno e olho sempre dentro de casa para não deixar água parada e evitar que o mosquito cresça. Parabéns por esta iniciativa”, elogiou.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMM