Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Com o reforço de fuzileiros navais, São João de Meriti combate o Aedes aegypti

 

Publicado em: 15/02/2016 17:18 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Fevereiro

A grande mobilização nacional de combate ao Aedes aegypti foi um sucesso em São João de Meriti. No sábado (13/02), o município se uniu para frear a proliferação desse perigoso mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. As ações, que se concentraram nas praças José de Amorim e da Matriz, foram coordenadas pelo secretário municipal de Governo, Beto Monteiro, e receberam um importante reforço: 90 fuzileiros navais. Os militares atuaram durante todo o dia na distribuição de panfletos informativos para os munícipes com dicas sobre como evitar os focos do mosquito.

O secretário municipal de Saúde, Walter Wilmes, falou sobre esta grande ação e a parceria com a Marinha. “A participação dos militares nessas ações será uma grande ajuda, principalmente nas visitas às residências, pois algumas pessoas ainda se sentem inseguras de abrir suas casas. Com a presença do militar participando da ação, a população tem mais segurança e confiança para abrir sua porta, por isso a importância dessa grande ação em parceria com as Forças Armadas”, explicou o secretário.

Trezentos agentes de endemias da Vigilância Sanitária participaram da operação e visitaram 1.901 imóveis, onde além de orientar a população, também aplicaram larvicidas em ralos e reservatórios de água. Oito carros e um quadriciclo fumacê circularam pelos bairros: Centro, Engenheiro Belford, Tomazinho, São Mateus, Vila Tiradentes, Vilar dos Teles, Parque Araruama, Venda Velha, Jardim Sumaré e Jardim Metrópole. Ao todo, os agentes distribuíram 20.200 informativos com orientações básicas sobre o zika vírus.

Morador do Centro de São João, o motorista de ônibus Damião Machado abriu sua casa para receber as equipes e aprovou a presença dos militares. “Achei excelente essa ação, pois esse mosquito transmite doenças muito perigosas e precisa ser combatido. Essa colaboração dos militares também é muito legal para reforçar ainda mais os trabalhos. Minha esposa já teve zika, por isso aqui em casa estamos tomando todos os cuidados necessários”, ressaltou seu Damião.

Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos atuaram na retirada de entulho e lixo da cidade durante todo o dia de mobilização. Com 150 profissionais trabalhando, foram recolhidas das ruas 800 toneladas de resíduos, o que equivale a 52 caminhões cheios. 

A Secretaria Municipal de Segurança, Transporte, Desenvolvimento Econômico e Ordem Urbana, por meio de agentes da Guarda Civil Municipal e Cet-Meriti, deram apoio às ações auxiliando na distribuição de material informativo e recolhendo carcaças de carros abandonados pela cidade. Trinta agentes participaram das operações. Com foco na conscientização da população sobre a importância do tema, 18 profissionais da Defesa Civil também atuaram ao longo do dia na panfletagem de informações sobre o mosquito.

A Secretaria Municipal de Educação marcou presença nas ações. Stands foram montados nas duas praças com bastante material informativo. Um divertido teatrinho de fantoches animou e transmitiu importantes informações para a criançada na Praça da Matriz. As escolas também foram locais de distribuição de panfletos sobre a prevenção ao Aedes aegypti.

Os comandantes fuzileiros navais Roberto Lincoln de Barros e Jorge Luiz Cordeiro estiveram à frente dos militares durante a ação. Cordeiro elogiou o trabalho desenvolvido pelo município. “Essa é uma atividade subsidiária das Forças Armadas, onde estaremos ao lado da sociedade no combate a esse mosquito. Aqui em São João de Meriti, desde as reuniões iniciais que tivemos com os secretários, percebemos a organização e o empenho de todos os setores. O município entendeu a ação e está fazendo um belo trabalho. Desde já queremos agradecer a prefeitura por essa parceria conosco em benefício da sociedade”, afirmou o comandante.

As ações de combate ao Aedes aegypti seguem sendo realizadas ao longo dos próximos dias na cidade com o apoio dos fuzileiros navais. Além de visitas aos imóveis, estão previstas palestras nas escolas municipais, onde será realizado um trabalho especial com os alunos e responsáveis, levando bastante informação e dicas de combate ao mosquito.

Também estiveram no dia de mobilização os secretários municipais: Eneila Lucas (Educação, Cultura, Esporte e Lazer), Rodrigo Henriques Drigão (Obras, Habitação, Ambiente e Defesa Civil), Paulo Sérgio Henriques de Aguiar (Direitos Humanos e Igualdade Social), Alirio Montebrune (Serviços Públicos) e Samuel Aranda (Controle Interno).

Fonte: Assessoria de Imprensa PMSJM

 

Galeria

[widgetkit id=446]