Fevereiro
O combate ao Aedes aegypti está ganhando reforço em Nova Iguaçu. No sábado (30/01) moradores do bairro K11 se uniram aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde nas ações de combate ao mosquito. Juntos, comunidade e Prefeitura, percorreram, de 8h às 15h, 90 quarteirões do bairro, onde estão localizadas cerca de 300 residências.
“A presença de um morador facilita o trabalho dos agentes da prefeitura. Estamos unindo forças para despertar uma mudança de hábito nas pessoas. O brasileiro tem mania de esperar que o poder público faça tudo. Na luta contra este mosquito cada um tem que fazer a sua parte”, destacou a artesã Valéria Guimarães, grávida de quatro meses, uma das principais voluntárias engajadas na ação. A ideia da ação conjunta foi da própria comunidade.
Os agentes de endemias vistoriam 336 residências e encontraram 132 imóveis fechados. Foram colocadas capas em 100 caixas d´água que estavam sem tampa. Dois carros fumacê se revezaram nos 90 quarteirões. No total, foram feitas 1350 abordagens. Em diferentes pontos do bairro pequenos grupos, formados por voluntários e servidores públicos, distribuíram folhetos informativos e explicaram a importância de cada um reservar pelo menos 10 minutos, por semana, para combater o mosquito Aedes aegypti que transmite dengue, zika vírus e febre chikungunya.
O secretário municipal de saúde, Emerson Trindade, destacou que a luta contra o mosquito precisa da participação de todos. “Precisamos do envolvimento das pessoas. A prefeitura sozinha não vai conseguir vencer o Aedes aegypti. Apoiamos este tipo de iniciativa organizada pelos moradores do K11 e esperamos que outras comunidades se mobilizem também”, disse.
Para a dona de casa Maria José Ramos, moradora da rua Calisto de Aguiar, muitas ignoram o risco. “Eu faço a prevenção. Mas meus vizinhos não querem saber. Não colaboram”, desabafou Maria José.
Em Nova Iguaçu o trabalho de combate ao Aedes aegypti é contínuo. Só em 2015, os agentes da Vigilância Ambiental em Saúde realizaram mais de 1,5 milhão de vistorias, Foram adquiridos cinco carros-fumacê para reforçar o combate ao mosquito e criada uma campanha publicitária municipal específica para alertar as gestantes. No início deste ano mais dois carros foram doados pelo governo do Estado para reforçar as ações.
Quem quiser pode ser um voluntário e ajudar a prefeitura a conscientizar os vizinhos. Basta procurar a Vigilância Ambiental em Saúde, que fica na avenida Governador Amaral Peixoto, 950, no Centro de Nova Iguaçu. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações através do telefone 2668-2300.
Fonte: Assessora de Imprensa PMNI