Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Governador Pezão e Secretário Estadual de Saúde entregam carros para o combate ao Aedes aegypti

 

Publicado em: 27/01/2016 12:12 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Janeiro

O Governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Junior, entregaram 17 carros aos prefeitos e secretários municipais de Saúde da Baixada Fluminense na manhã desta terça-feira (26), na sede do quartel do Corpo de Bombeiros de Nova Iguaçu. Segundo o governador, os novos veículos irão ajudar os gestores a intensificar as ações de combate ao mosquito causador da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

O secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Texeira Junior, destacou o interesse de o governador em implementar políticas públicas diferenciadas na Baixada e falou da entrega dos carros. “A entrega dos carros significa que vamos dar mais condições para cada município no trabalho nos bairros e nas residências. O nosso principal foco é a gestante. Precisamos que cada secretário municipal faça um levantamento que identifique onde estão as gestantes, para monitoramento e acompanhamento das áreas onde moram. Além disso, queremos que façam campanhas de conscientização e orientação às gestantes, a fim de evitar o aumento do número de microcefalias”, diz.

O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier agradeceu em nome de todos os prefeitos a atenção do governador e do secretário estadual à região. “Estamos cientes das dificuldades do estado e o governador pode contar com cada um de nós. Ele irá hoje novamente à Brasília e tenho certeza que trará boas notícias para todos nós. Só podemos contar com você fazendo essa ponte com Brasília.”

Publicamente, o governador Pezão agradeceu ao prefeito Bornier a cessão do secretário Luiz Antonio ao estado e enalteceu suas qualidades como gestor. “Vi o trabalho dele aqui em Nova Iguaçu. Luizinho reergueu a saúde do município e do serviço no Hospital da Posse, que atende toda a população da Baixada, vítimas de acidentes da Via Dutra e até pacientes do município do Rio. Ele tem uma grande missão no Governo do Estado que vive um momento de grande dificuldade. A crise se agravou e nada melhor ter um gestor da Baixada, que já conheça seus desafios, para me ajudar a fazer uma saúde melhor”, ressaltou.

Pezão falou da grave crise financeira e da perda da arrecadação, que em 2015 chegou a 33%, cerca de R$ 16 bilhões. Mesmo diante de um difícil cenário, o governador está empenhado em encontrar alternativas para as perdas do estado e tem buscado permanentemente o apoio do governo federal. Hoje à tarde volta à Brasília pela quinta vez em 12 dias. Quatro dos encontros foram com a presidenta Dilma Rousseff. O governador garante que o desafio o estimula e que, com criatividade e sem pedir nenhum empréstimo, conseguiu no ano passado viabilizar R$ 13 bilhões em receitas extraordinárias. Reforçou a importância da parceria com a Assembleia Legislativa (Alerj), o Poder Judiciário, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado do RJ. E mesmo criando leis que podem prejudicá-lo politicamente, garante que está pensando no futuro do estado.

– Estou pensando na viabilidade do governo para o futuro. Se o petróleo se recuperar um dia, a gente vai viver em um mar de rosas, mas estou empenhado junto com minha equipe em buscar alternativas. Vou honrar meus compromissos dentro da saúde. Peço a ajuda de todos. Com o país em crise econômica, precisamos ser solidários. A crise é do Brasil, não é só do Estado do Rio. Vou seguir com as nove frentes de obras de construção de reservatórios e redes de abastecimento de água em vários municípios, porque água também é saúde. A construção do Sistema Guandu II vai gerar 15 mil empregos na Baixada. Tenho uma série de compromissos na região, seja na saúde, na construção de viadutos, bem como em obras de drenagem e pavimentação. E vou honrar com todos eles – enfatizou Pezão.

Estiveram presentes os prefeitos de Belford Roxo, Dennis Dauttmam, de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos (Timor), de Magé, Nestor de Moraes Vidal Neto, de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, de Nilópolis, Alessandro Calazans, de Queimados, Max Lemos, de Seropédica, Alcir Martinazzo, o vice-prefeito de Duque de Caxias, Laury Villar, os secretários de Saúde de Duque de Caxias, Camilo Junqueira, de Magé, Sidney Cerqueira, de Nova Iguaçu, Emerson Trindade da Costa, de São João de Meriti, Walter Willme, de Seropédica, César Mateus Cilento, os subsecretários de Saúde de Nilópolis, Leonardo Moraes, de Queimados, Rosane Damiere, a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf), Rosangela Bello, além de deputados e vereadores.

 

Galeria

[widgetkit id=441]