Dezembro
Funcionar como um verdadeiro observatório de informações em saúde da região. Com este objetivo, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense lançou esta semana o Boletim Informativo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu 192 Baixada Fluminense. O informativo visa ainda disseminar o conhecimento, contribuir e subsidiar gestores e profissionais da área da saúde, bem como estudos e pesquisas que fundamentem a operacionalização de uma política regional, tendo em vista o fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS.
O trabalho é fruto do esforço conjunto de toda a equipe de gestão e colaboradores do serviço que passaram a contar, desde a inauguração da Nova Central de Regulação, em julho de 2013, com um sistema de gestão moderno, capaz de reunir informações fundamentais para a tomada de decisões nas esferas municipais.
O boletim é resultado da análise dos dados alimentados no sistema de gestão durante os atendimentos realizados pelo serviço. Para a secretária executiva do Cisbaf, Dra. Rosangela Bello, essa rede de dados estimulou a criação do informativo. “O sistema de gestão utilizado pela equipe da Central de Regulação do Samu Baixada funciona como um verdadeiro observatório de informações em saúde importantíssimo, pois, entre outras vantagens, possibilita identificar a incidência de doenças ou o vazio sanitário em alguma área municipal. Analisando o relatório é possível apontar se alguma região está concentrando muitos casos de dengue ou Zika vírus, por exemplo. Com o boletim, o secretário de Saúde poderá implementar ações específicas, otimizando recursos e dando maior resolutividade aos problemas”, explica Bello.
Segundo o coordenador do serviço, Dr. Antonio Dieb, pelo sistema é possível emitir estatísticas e relatórios, possibilitando aos gestores maior controle, avaliação e melhor definição de novas estratégias para aprimoramento do serviço.
O Samu Baixada Fluminense é o 3º maior no Brasil considerando a população abrangida, já que abrange 12 municípios (Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti e Seropédica). A Central de Regulação é administrada pelo Cisbaf e é formada por 13 atendentes, oito médicos reguladores e quatro operadores de frota. Mensalmente, o serviço recebe cerca de 26 mil chamados e registra, aproximadamente, 2.600 saídas de viaturas para atendimento aos pacientes.