Dezembro
A prefeitura de São João de Meriti está realizando ações para combater o mosquito Aedes Aegypti, preocupação do momento em todo o Brasil. O combate ao transmissor da dengue é uma prioridade com a chegada de novas doenças, Chikungunya e Zika, os cuidados devem ser redobrados.
A secretaria municipal de saúde de São João de Meriti, por meio da vigilância sanitária, tem intensificado as visitas domiciliares dos agentes de saúde. Além disso, oito carros e um triciclo fumacês estão circulando diariamente pelos bairros. A superintendente Sandra Marques tem participado de reuniões esclarecedoras na Fiocruz, visando agregar o conhecimento adquirido em ações em São João de Meriti.
“O problema do Zika vírus é de importância Nacional. E o Município está em alerta para o comportamento da doença, bem como as demais também de transmissão vetorial. Estamos realizando notificações, coleta de amostra para confirmação laboratorial de 100% das mulheres grávidas com exantema. Também intensificamos o trabalho de combate ao vetor, intensificação a mobilização comunitária e os treinamentos com os profissionais de saúde”, explicou Sandra Marques.
O trabalho de equipe continua com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Ela está focada em retirar entulho e lixo das ruas e também vem cadastrando borracheiros para acabar com descarte irregular de pneus na cidade. Além disso, em parceria com a Secretaria de Promoção Social, há uma dedicação especial para acabar com acumuladores.
“Por determinação do prefeito, as secretarias estão agindo em conjunto para combater o mosquito na cidade. O trabalho que a secretaria de serviços públicos e de promoção social, faz para acabar com os acumuladores também é importante. Nesta semana, em uma casa de um acumulador, foram retirados 14 caminhões lotados de todo o tipo de material. Eles recolhem muitos objetos pelas ruas. Colocam isso dentro de casa, no quintal. Esses objetos também podem ser foco do mosquito Aedes Aegypti”, disse o secretário de Serviços Públicos, Alírio Montebrune.
A Secretária de Educação, Esporte, Cultura e Lazer também promove campanhas informativas para pais e alunos nas escolas, através do Programa Saúde nas Escolas (PSE).
Fonte: Assessoria de Imprensa PMSJM