Dezembro
Ação ganha apoio do MC Nego do Borel que criou rap de improviso para ajudar no combate à doença.
O sábado de sol foi também de muito trabalho para dezenas de profissionais de Nova Iguaçu, que participaram do Dia D de combate à Dengue, uma ação desenvolvida em parceria com o Governo do Estado. A Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu preparou panfletos informativos sobre a dengue e um material específico para as gestantes tirarem dúvidas sobre a prevenção do Zika vírus, que também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Além disso, a Prefeitura lançou uma revista em quadrinho com o título “Acabe com o verão do mosquito da dengue e do Zika” para sensibilizar também a garotada.
A mobilização aconteceu na Praça Rui Barbosa, Centro de Nova Iguaçu, um local estratégico onde passam milhares de pessoas. O secretário municipal de Saúde Luiz Antônio Teixeira Jr acompanhou toda a ação e destacou o esforço de Nova Iguaçu para combater o mosquito.
“Treinamos 1.500 Agentes Comunitários de Saúde e agentes de endemias para trabalharem em conjunto no combate ao mosquito e na orientação da população como um todo, mas com atenção redobrada para as gestantes. Adquirimos mais cinco carros fumacê para intensificar o trabalho nas áreas que registraram maior número de casos ou maior incidência do mosquito e no próximo sábado vamos realizar o Dia Z de Combate à Zika com o envolvimento de várias secretarias em seis bairros da cidade”, explicou o secretário.
O secretário de Saúde de Estado Felipe Peixoto também compareceu à mobilização e fez questão de destacar a importância de cada um nessa batalha contra o mosquito. “Não deixem água parada em vasos de planta, pneus, piscinas, garrafas ou qualquer recipiente. Esse mosquito pode ser vencido se cada um de nós fizer a sua parte”, disse.
Em caso de denúncia sobre focos do mosquito Aedes aegypti, o telefone da ouvidoria da Vigilância Ambiental é 2668-2300.
O MC Nego do Borel, que estava de passagem por Nova Iguaçu, também entrou na campanha contra a dengue. A pedido do secretário de Saúde Luiz Antônio Teixeira Jr., ele criou um rap de improviso para chamar a atenção dos jovens sobre os perigos da dengue e do Zika Vírus. “Se cada um fizer a sua parte, a gente acaba com esse mosquito”, disse o artista.
Para assistir ao vídeo com a música do Nego do Borel contra o Zika vírus, acesse: https://www.facebook.com/novasaudeiguacu
Fonte: Assessoria de Imprensa PMNI / Texto: Elaine Cutrim / Fotos: Everton Barsan