Dezembro
Fazer o tratamento odontológico em portadores de necessidades especiais muitas vezes não é uma tarefa das mais fáceis, já que este tipo de paciente requer um atendimento diferenciado, em alguns casos exigindo profissionais de outras especialidades. Este tipo serviço é oferecido pela Prefeitura de Duque de Caxias, através da secretaria de Saúde. A cidade conta com os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), e um setor no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo.
Segundo a periodontista Bianca Caputo, o serviço foi retomado na atual administração, beneficiando inúmeros pacientes. “Conseguimos acabar com a lista de espera, a partir desta retomada. Também foi importante a implantação dos CEOs, que têm este tipo de atendimento para os portadores de necessidades”, explica a cirurgiã oral.
“O tratamento realizado pela equipe da Odontologia do Hospital Municipal Moacyr do Carmo, é destinado aos pacientes que não têm condições de atendimento nos consultórios. Neste caso, a equipe faz desde limpeza de tártaros até extração de dentes. Antes de realizar um procedimento, os pacientes foram atendidos e encaminhados por uma das unidades da rede de saúde do município’, diz Bianca Caputo.
A equipe de Odontologia do Hospital Moacyr do Carmo é formada pelo bucomaxilo Adriano Silveira Rodrigues, o clínico geral Flávio Assis, Monica Monteiro, auxiliar de saúde bucal e o anestesista Fábio Cosso.
Para o próximo ano, o setor de Odontologia do hospital municipal ganhará mais espaço, podendo realizar procedimentos sem que utilizar o centro cirúrgico. “Com a ampliação das salas de atendimentos, será possível realizar vários procedimentos, sem a necessidade do ocuparmos algumas das salas do centro cirúrgico”, diz Bianca Caputo.
Olhos atentos a cada procedimento da equipe da Odontologia, a dona de casa Marlete Moraes Salcedo, 62 anos, acompanha a extração de dente de seu filho Alecssandro Moraes Salcedo, de 40 anos. Paraplégico, sem escutar ou falar direito, ela se surpreende com o serviço oferecido pela Prefeitura.
“Nunca imaginei que funcionasse tão bem. Na verdade eu não sabia que Caxias tinha este tipo de atendimento para os portadores de necessidades especiais. Onde ele é atendido disseram que somente aqui no Hospital Moacyr do Carmo, poderia fazer a extração do dente do meu filho, por conta das condições físicas dele. Quem tem filho nas mesmas condições que a minha, precisa de um atendimento diferenciado, e aqui tem isso”, afirma a moradora do bairro Centenário, e mãe de outros três filhos.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMDC / Fotos: Rafael Barreto