Novembro
O setor realiza cerca de 1.500 atendimentos mensais, entre consultas e curativos a pacientes com lesões de difícil cicatrização
Frutas, alimentos diet e muita alegria marcaram a comemoração de fim de ano dos pacientes do Pólo do Pé Diabético, que funciona na Policlínica Dom Walmor. O setor faz cerca de 1.500 atendimentos por mês, entre consultas e curativos em pacientes que têm lesões nos pés com difícil cicatrização por conta do diabetes.
A equipe multidisciplinar é formada por endocrinologista, angiologista, cirurgião vascular, fisioterapeutas para prevenção de sequelas, além de enfermeiros, técnicos em enfermagem e técnicos em podologia. “Esse serviço é muito importante porque um paciente diabético com ferimento nos pés pode evoluir para a amputação. Com o tratamento e acompanhamento adequados, esse risco diminui drasticamente”, explica o secretário de Saúde Luiz Antônio Teixeira Jr.
A coordenadora Aline Ferreira de Alencar comemora o crescimento do serviço. “Quando chegamos aqui, apenas seis pacientes eram atendidos e isso mudou. Ano passado entregamos calçados, palmilhas e muletas para cerca de 120 pacientes, em parceria com a AACD. Temos a preocupação de oferecer um serviço integral, por isso, o acompanhamento é qualificado com diferenciais como a podologia”, disse.
Com a mesa repleta de delícias sem açúcar e muitas frutas, os pacientes puderam se fartar sem nenhuma culpa. O aposentado Sérgio Alves, 72 anos, foi surpreendido com um buquê de flores. Ele é atendido diariamente na unidade e elogia o serviço. “Hoje temos um atendimento diferenciado, os profissionais são comprometidos com nosso tratamento e isso faz toda a diferença. Esse café da manhã é um carinho a mais”, disse.
Os pacientes atendidos no setor são encaminhados pelas unidades de saúde de Nova Iguaçu. Além do encaminhamento, eles devem procurar o setor de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h, levando cópias do cartão do SUS, RG, comprovante de residência e deixar um telefone para contato. A Policlínica Dom Walmor fica na Rua Dom Walmor, nº 234, Centro, Nova Iguaçu.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMNI / Fotos: Everton Barsan