Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Em São João de Meriti convênio com universidade disponibiliza odontologia hospitalar para pacientes no leito

 

Publicado em: 09/11/2015 19:40 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Novembro

Um trabalho pioneiro na Baixada Fluminense está fazendo São João de Meriti virar referência no combate à incidência de pneumonia nosocomial. A parceria da Prefeitura com a universidade Unigranrio disponibiliza odontologia hospitalar no leito para pacientes do SUS no PAM Jardim Meriti. A estomatologista Vânia do Carmo Rodrigues, coordenadora do projeto no município, conta que cerca de 25 pacientes são beneficiados com os cuidados bucais realizados pela equipe.

O atendimento visa, principalmente, os pacientes que estão no CTI. Segundo a cirurgiã-dentista, aqueles que estão entubados têm maiores riscos de apresentar pneumonia por conta dessas bactérias. A disciplina (odontologia hospitalar no leito) é nova na carreira de odontologia. Ao todo, são 12 alunos (outros estão entregando documentos para participar) participando do projeto a partir do oitavo período.

“Como os pacientes não têm tempo e, muitas vezes, condições de cuidar da boca, esses alunos fazem o trabalho. Estamos tentando atendê-los no que precisarem, a intenção é de fazer todos os atendimentos para melhorar a saúde bucal dos pacientes. É um atendimento integral. Tem que ser visto como um todo. A boca também pode deixar o paciente em estado crítico. Ela faz parte do corpo. Precisamos atender os pacientes como um todo”, explicou Vânia do Carmo Rodrigues.

Estudos comprovam que cuidados bucais podem reduzir o número de pacientes acometidos por infecção hospitalar e, com isso, diminuir o uso de antibióticos, o tempo de permanência no hospital e mortes associadas a esta complicação infecciosa. De acordo com a Dra. Vânia, o uso de antissépticos orais, como a clorexidina, tem diminuído a incidência em 40%.

Após conclusão de estudos, a Prefeitura de São João de Meriti, por meio do trabalho do secretário municipal de saúde, Walter Wilmes, viabilizou o estudo da relevância da odontologia hospitalar no leito e conseguiu recursos para a estomatologista Vânia do Carmo Rodrigues apresentar o projeto em um congresso.

Saiba mais:

A pneumonima nosocomial é uma infecção associada à assistência de saúde (IRAS), que é diagnosticada após 48 horas de internação e que não estava presente no momento da chegada ao hospital. São classificadas ainda como pneumonia hospitalar (PH), pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) e pneumonia associada à assistência de saúde (PRAS). As pneumonias hospitalares (PH) são a segunda causa mais frequente de (IRAS) e correspondem a aproximadamente um quarto de todas as infecções hospitalares (IHs) em UTI.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMSJM

 

Galeria

[widgetkit id=421]

Imagens