Outubro
A coordenadora do Núcleo Regional de Telessaúde da Baixada Fluminense, Dra. Sônia Zimbaro, participou do 7º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, a 20ª Conferência Internacional de Telemedicina e Telessaúde, o IV Seminário Nacional do Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes e o Simpósio de Telessaúde Rio de Janeiro – CBTms 2015, ocorrido entre os dias 27 e 30, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. O evento foi promovido pelo Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde em parceria com a Sociedade Internacional de Telemedicina e Telessaúde, e organizado pelo Laboratório de Telessaúde-UERJ.
Com o tema central “A Telessaúde para a Universalização da Saúde”, o congresso mundial teve caráter multidisciplinar e contou com a presença de vários especialistas nacionais e internacionais. O principal objetivo foi discutir o processo de gestão dos núcleos em todo o país, considerando a participação nos espaços de gestão e a pactuação do SUS, bem como as potencialidades e fragilidades no desenvolvimento das atividades em Telessaúde.
Para Dra. Sônia Zimbaro, o congresso representa um avanço na atualização dos profissionais de saúde da Atenção Básica de todo país,visto que foram apresentadas várias ferramentas que,quando acessadas, podem ajudar na tomada de decisões, aumentar a resolutividade, qualificar a prática profissional proporcionando melhoria à saúde da população em geral.
Durante o evento foi lançado o e-book “A História do Telessaúde da Cidade para o Estado do Rio de Janeiro”. A publicação registra entre outros assuntos, o processo de implantação do Núcleo Regional de Telessaúde Baixada Fluminense, em agosto de 2013, e as principais atividades desenvolvidas nestes dois anos de trabalho.
E-BOOK - “A HISTÓRIA DO TELESSAÚDE DA CIDADE PARA O ESTADO DO RIO DE JANEIRO