Outubro
As pacientes comemoraram o Outubro Rosa em uma sala mais ampla, que garante mais conforto; o serviço de fisioterapia é fundamental para devolver qualidade de vida a quem passou pela mastectomia
As pacientes do ambulatório de fisioterapia mastológica da Policlínica Dom Walmor se reuniram esta semana em comemoração ao Outubro Rosa, mês de luta contra o câncer de mama. Elas participaram de um café da manhã e depois percorreram a unidade distribuindo folders e os laços rosa, símbolo da campanha de prevenção à doença. A equipe e as pacientes também festejaram a ampliação da sala, com isso, será possível oferecer mais conforto durante as sessões de fisioterapia.
A fisioterapia mastológica faz parte do tratamento para pacientes submetidos à mastectomia, retirada total ou parcial da mama, que em muitos casos causa linfedemas (inchaço), dores no braço e até a perda de movimentos. Com sessões de drenagem linfática, enfaixamento e exercícios, a paciente consegue recuperar as funções do braço. “Eu espero que vocês usem o novo espaço com o mesmo carinho de sempre porque, apesar da agressividade do câncer, eu vejo gente feliz aqui, que superou o problema. Vale lembrar que a mamografia é fundamental para mulheres entre 50 e 69 anos. Nossa rede está organizada para oferecer exames de diagnóstico e o tratamento para o câncer. Descobrir a doença precocemente aumenta as chances de cura”, ressaltou o secretário de Saúde Luiz Antônio Teixeira Jr.
Alvânia Ferreira sabe da importância do diagnóstico rápido. Ela é paciente do setor há cerca de dois anos e descobriu o câncer de mama em 2011. A dona de casa passou pela mastectomia no mesmo ano e também foi submetida ao procedimento de esvaziamento da axila. “Eu sofria com muitas dores e o inchaço no braço, mas a fisioterapia nos ajuda muito, além de diminuir o incômodo, a gente se sente feliz aqui, somos acolhidas. Eu venho pra cá pra sorrir”, contou a paciente.
Além da fisioterapia tradicional, o grupo participa de oficinas que são oferecidas pelo Sesc de Nova Iguaçu e faz hidroginástica. O serviço de fisioterapia
Fonte: Assessoria de Imprensa PMNI / Fotos: Everton Barsan