Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Saúde Nova Iguaçu: UPA Municipal e Clínica da Família em Comendador Soares comemoram um ano com mais de 130 mil atendime

 

Publicado em: 29/09/2015 15:44 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Setembro

Pacientes e profissionais de saúde se reuniram no dia 28 para comemorar com um café da manhã o primeiro aniversário da UPA Municipal de Comendador Soares e da Clínica da Família Emília Gomes, que juntas realizaram mais de 136 mil atendimentos. As unidades funcionam lado a lado e são o maior equipamento de saúde pública inaugurado na Baixada Fluminense, desde a abertura do Hospital de Saracuruna, em Duque de Caxias.

O secretário de Saúde Luiz Antônio Teixeira Júnior participou da comemoração e agradeceu aos profissionais pelo compromisso ressaltando que num momento de crise no país, o prefeito Nelson Bornier continua fazendo a cidade avançar. “As gestões passadas tinham uma grande dívida  com a população de Comendador Soares. Havia uma promessa de mini-hospital em Jardim Pernambuco que nunca foi cumprida, visitamos o terreno onde a unidade seria erguida, mas havia 50 famílias morando no espaço. Encontramos esse local, desapropriamos e hoje nós temos a satisfação de ter a UPA e a Clínica da Família funcionando plenamente. Até o final de nossa administração vamos inaugurar mais 15 Clínicas da Família e é importante lembrar, que promover saúde abrindo novas unidades num momento onde tantos espaços estão sendo fechados requer planejamento e coragem”, ressaltou.

A UPA Municipal de Comendador Soares atende casos de urgência e conta também com uma base descentralizada do Samu para agilizar os atendimentos de emergência, que precisam ser transferidos para o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI). Com o modelo da UPA e a Clínica da Família funcionando lado a lado, o paciente tem uma unidade de referência, ou seja, ao sentir-se mal é atendido na emergência e depois da alta médica, continua sendo acompanhado na Clínica da Família.

“A UPA veio para mudar nossa vida pra melhor”, diz usuária

Ana Paula Martello, 35 anos, é uma das pacientes mais assíduas na UPA e na Clínica da Família. Ela tem três filhas e a caçula de apenas dois anos está sempre sendo atendida em uma das unidades. “Quando a Anny tinha 28 dias, ela sofreu uma bronco aspiração e a levei às pressas pra Austin. Naquela época a gente não tinha a UPA, precisávamos ir pra longe, às vezes sem o dinheiro da passagem, mas hoje é muito diferente. Somos sempre bem atendidos tanto na UPA como na Clínica da Família. Isso aqui mudou a vida da gente pra melhor”, comemorou.

As obras realizadas fazem parte do Programa Nova Saúde Iguaçu. Desde o ano passado, 15 Clínicas da Família foram inauguradas na cidade. Até o fim da gestão outras 15 unidades serão abertas, além da Maternidade Municipal que está sendo ampliada e do Hospital da Posse, que vai ganhar nova emergência pediátrica. 

Fonte: Assessoria de Imprensa PMNI / Texto: Elaine Cutrim / Fotos: Everton Barsan

 

Galeria

[widgetkit id=413]

Imagens