Setembro
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Sarapuí conta com um serviço a mais para a população: um médico especializado irá realizar o “Teste do Olhinho” nos bebês de Vilar dos Teles e redondezas. O exame, simples, rápido e indolor, serve para detectar e prevenir doenças oculares como retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, infecções, traumas de parto, tumores e até mesmo cegueira.
O teste costuma ser realizado logo após o nascimento, ainda na sala de parto, mas também pode ser feito em consultas médicas de rotina até os três anos de idade. O exame é executado com um instrumento especial, o oftalmoscópio. O médico incide um foco de luz no olho do bebê para observar o reflexo das estruturas oculares. Caso seja detectada alguma inconformidade, o paciente é encaminhado a um oftalmologista para conclusão diagnóstica.
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a criança não nasce sabendo enxergar, ela vai aprender assim como aprenderá a sorrir, falar, engatinhar e andar. Para isso, as estruturas do olho precisam estar normais, principalmente as que são transparentes. O “Teste do Olhinho” pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, cuja identificação precoce possibilita o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão.
O Posto de Saúde da Família de Sarapuí fica na Avenida Sarapuí, Lote 50, quadra 607, s/nº, Vilar dos Teles, São João de Meriti. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMSJM