Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

INC capacita dentistas da Baixada Fluminense

 

Publicado em: 11/09/2015 13:17 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Setembro

Dentistas dos municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti e Magé participaram nesta sexta-feira (04) de uma palestra sobre “Manipulação Odontológica de Pacientes Cardiopatas em Uso de Anticoagulante Oral”, no auditório do Hospital Municipal Moacyr do Carmo, em Duque de Caxias. O tema foi ministrado pelo odontólogo do Instituto Nacional de Cardiologia, Dr. Paulo Moreira, e visa apoiar os profissionais no atendimento aos pacientes em uso de warfarina, um medicamento vital para a manutenção da vida dos cardiopatas. O evento é uma iniciativa do Projeto Cardiorredes Baixada Fluminense, fruto da parceria entre o INC, o Consórcio Intermunicipal da Baixada Fluminense e a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias. O evento contou com as presenças da coordenadora hospitalar do INC, Dra. Lívia Mendonça, e da subsecretária de Saúde de Duque de Caxias, Márcia Caputo.

O secretário de Saúde de Duque de Caxias, Camilo Junqueira, destacou a importância da discussão do assunto. O município é o primeiro na Baixada a se tornar polo de referência para atendimento aos pacientes anticoagulados. “A equipe de saúde precisa estar habilitada para atender o paciente cardiopata de forma diferenciada, já que esse paciente pode entrar no sistema de saúde através de uma unidade de atenção básica, ou de um hospital. Como médico cardiologista, sei o quanto é vital essa integração entre os profissionais e a multiplicação desse conhecimento. Essa iniciativa fará a diferença na hora de salvar a vida do paciente”, declara.

A coordenadora do Núcleo Regional de Educação Permanente e do Telessaúde Baixada Fluminense, Dra. Sônia Zimbaro, elogiou a parceria entre as três entidades, fundamental para a implantação do Programa Cardiorredes na região. Anunciou a criação de mais dois polos de referência até o final do ano, nos municípios de Nova Iguaçu e Belford Roxo. “Cardiorredes é um projeto do INC com o Cisbaf para a descentralização dos ambulatórios de cardiologia do instituto. Dessa forma, a entidade centralizará apenas o atendimento aos casos de maior complexidade e às cirurgias”, explicou.Ela aproveitou ainda a oportunidade para falar aos odontólogos presentes sobre o uso da plataforma do Telessaúde para tirar dúvidas durante o atendimento.  

Na palestra foram abordados temas como, dificuldade na atenção odontológica aos pacientes cardiopatas, trabalho multidisciplinar na elaboração de um protocolo para o atendimento odontológico na vigência do anticoagulante oral (ACO), o que é anticoagulação oral, meio auxiliar de hemostasia (mecanismo que mantém a fluidez do sangue pelos vasos e evita sangramentos), protocolo de ACO no INC, pacientes em uso de warfarina, interferência de doença periodontal na ACO e casos clínicos.

Capacitação permanente dos profissionais

Além da descentralização de diversos serviços na área de cardiologia, o Projeto Cardiorredes engloba também o treinamento e a capacitação permanentes das equipes de saúde da região. O primeiro passo da implantação desse projeto foi a inauguração do primeiro Ambulatório Avançado de Anticoagulação do Hospital Municipal Moacyr do Carmo, em Duque de Caxias. A unidade funciona como um polo descentralizado do INC na Baixada e atende pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes em decorrência de sua doença cardiovascular – a maior parte delas já submetidas a alguma intervenção cirúrgica.

Antes da inauguração do ambulatório em Caxias, em agosto de 2014, apenas o INC oferecia atendimento aos pacientes anticoagulados, o que fazia do serviço na unidade de Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, o de maior demanda de todo o hospital. Com a descentralização do núcleo, os pacientes puderam ter maior agilidade no tratamento. Boa parte deles oriundos da região fluminense, o que motivou a escolha do município.

 

Galeria

[widgetkit id=407]