Agosto
O prefeito Nestor Vidal inaugurou no dia 12 a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Santa Dalila. A base conta com duas unidades móveis e irá atender as ocorrências no município. Na solenidade de inauguração, o secretário de Saúde de Magé, Sidney Cerqueira, se emocionou ao relembrar todo o caminho percorrido para se conseguir a instalação da base na cidade. O evento teve a presença de diversos secretários municipais e do coordenador regional do SAMU na Baixada Fluminense, Antônio Dieb.
A inauguração da Base do SAMU apresentou um tom de muita emoção não só do secretário de Saúde, Sidney Cerqueira, mas também pelos profissionais que estão lotados na unidade. O secretário ainda lembrou de todo o caminho percorrido até a inauguração e o estado em que encontrou a saúde do município.
Além de ambulâncias com equipamentos de UTI, a unidade possui refeitório, banheiro, alojamento e pátio. O local também já se tornou referência para treinamento de equipes de outros municípios. Para o coordenador regional do SAMU na Baixada Fluminense, Antônio Dieb, a iniciativa de construir a base do SAMU no município é algo muito importante e que não é fácil mantê-lo devido ao alto custo.
“Não é algo muito fácil manter uma base como esta, cerca de 50% dos recursos são do governo federal, 25% do Estado e 25% da prefeitura. Não é algo fácil. Mas podem ter certeza, Magé tem a melhor equipe de SAMU da Baixada, eles são preparados para realizar resgate, rapel e lepar. Espero que ninguém precise utilizar o SAMU, mas se precisar eles estão preparados para este trabalho”, conta Antônio Dieb.
O prefeito Nestor Vidal ressaltou o trabalho árduo que vem sendo desenvolvido para reconstruir Magé e os avanços que estão sendo conquistados pelo governo no segmento da saúde. Ainda ressaltou a dificuldade para se contratar profissionais.
“A reconstrução tem que ser feita tijolo por tijolo. Magé é referência porque é o único município na Baixada que possui sete portas abertas 24 horas. Claro que podem ocorrer problemas com profissionais, mas nós estamos sempre renovando os quadros. Temos algumas dificuldades sim, inclusive para contratar pediatras, se souberem de algum que queira trabalhar pode nos procurar que estamos contratando”, disse Nestor Vidal.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMM / Fotos: Jorge Luiz