Março
O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, o prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, e o secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Antônio Teixeira Junior, inauguraram na tarde do dia 22 de março a nova Emergência do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI). Sérgio Côrtes trouxe as boas novas do governador Sérgio Cabral. Côrtes anunciou que será construída a UTI Pediátrica do hospital e, quando forem concluídas as obras da Maternidade Mariana Bulhões, o Estado fornecerá todos os equipamentos de última geração para que a unidade ofereça conforto e atendimento digno. A Maternidade Mariana Bulhões será referência na região.
“O prefeito Nelson Bornier e sua equipe nos procuraram logo no início de seu governo pedindo ajuda para o Hospital da Posse e nos apresentaram um plano para a Saúde da cidade perfeito. Discuti com minha equipe e imaginamos que em agosto conseguiríamos fazer alguma coisa. Hoje, em dois meses e meio, estamos inaugurando a nova Emergência. Isso mostra a determinação do prefeito Bornier, do secretário Luiz Antônio e da equipe em transformar a saúde de Nova Iguaçu”, ressaltou Sergio Côrtes.
Na nova planta da Emergência, serão oferecidos atendimentos médicos de clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, pediatria, odontologia (bucomaxilofacial), enfermagem, além de salas para suturas, curativos, exames laboratoriais e de imagem. O setor terá, ainda, três salas de classificação de risco, sendo duas para adultos e uma para crianças. O objetivo da nova Emergência é facilitar o fluxo de atendimento, deixando-o mais rápido e humanizado. A inauguração da Nova Emergência foi realizada graças ao esforço do prefeito Nelson Bornier que liberou uma verba de R$ 2 milhões dos cofres públicos para a realização das obras. Os insumos, materiais permanentes e medicamentos foram doados pelo governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde.
“Pra mim era uma questão de honra colocar a saúde da nossa cidade nos trilhos. O Hospital da Posse não podia ficar como estava, abandonado, sucateado, sem medicamento, sem nada. Precisava montar uma equipe que tivesse a mesma força de vontade e determinação que eu tenho e nós estamos conseguindo. A união da Prefeitura com o governo do Estado e o governo Federal está sendo fundamental para Nova Iguaçu voltar a crescer e oferecer serviços dignos para a nossa população”, afirmou, emocionado, Nelson Bornier.
A inauguração da nova Emergência foi o ponto de partida para o lançamento do Programa Nova Saúde Iguaçu. O secretário municipal, Dr. Luiz Antônio Teixeira Junior, tem reunido todos os esforços para garantir à população um serviço de saúde de qualidade. “Temos o compromisso de reerguer a saúde de Nova Iguaçu. Esse foi o primeiro passo de um programa comprometido com a população e que vai oferecer um atendimento humanizado e eficaz para os iguaçuanos”, afirmou Dr. Luiz Antônio.
O diretor do HGNI, Dr. Joé Sestello, falou sobre o estado de abandono que estava o hospital e agradeceu às parcerias que estão reerguendo a unidade. “Recebemos o hospital danificado, equipamentos parados, tínhamos muitos problemas. A orientação do prefeito Nelson Bornier é que nós nos uníssemos para fazer o hospital a voltar a funcionar. A união do nosso prefeito, secretário de saúde com o governo do Estado e o governo Federal possibilitou a abertura da nova Emergência do hospital. E vamos fazer ainda mais”, frisou.
A inauguração contou com a presença do deputado federal Felipe Bornier, deputados estaduais, vereadores e prefeitos e secretários de Saúde de municípios da Baixada.
[widgetkit id=79]
Fotos: Everton Barsan
Texto: Audrey Andrade