Agosto
Com consultas marcadas, a unidade está preparada para realizar cerca de dois mil atendimentos mensais
O prefeito Nelson Bornier e o secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu Luiz Antônio Teixeira Jr. inauguraram no sábado (8), a 13ª Clínica da Família de Nova Iguaçu. Esta foi a vez do bairro Jardim Iguaçu receber uma unidade totalmente reformada. O prédio ganhou sistema de ar condicionado em todas as salas para oferecer conforto durante as consultas em clínica geral, pediatria, ginecologia e odontologia.
O prefeito Nelson Bornier relembrou as obras de saneamento, drenagem e pavimentação que realizou em todo o Jardim Iguaçu durante o primeiro mandato dele e também destacou a importância que a Saúde tem em sua gestão. “Já conseguimos criar 13 Clínicas da Família, a UPA era um compromisso de campanha e é uma realidade com mais de 70 mil atendimentos em Comendador Soares. Vamos inaugurar mais 21 Clínicas até o fim desta administração”, anunciou o prefeito.
O secretário de Saúde Luiz Antônio Teixeira Jr falou sobre os principais avanços da área nesses dois anos e meio de gestão, como, por exemplo, a reabertura da Maternidade Municipal Mariana Bulhões, a criação das Clínicas da Família, com a inauguração das unidades 24 horas e as melhorias do Hospital da Posse, onde pacientes e acompanhantes não tinham sequer o direito de uma alimentação adequada. “É um orgulho poder entregar mais um equipamento de saúde pública em Nova Iguaçu. Sabemos que o país vive uma grave crise, mas temos conseguido reabrir e criar novas unidades em vez de fechá-las e nossos funcionários recebem em dia. Ainda há muito a fazer, mas avançamos e seguiremos trabalhando pra levar dignidade aos iguaçuanos”, disse.
A dona de casa Lana Cláudia das Neves, 49 anos, mora em frente à Clínica e está feliz com o serviço de odontologia, que foi inaugurado. “Agora meus filhos e eu vamos fazer o tratamento dentário, o atendimento no posto velho era bom, mas o prédio estava muito ruim, com goteiras, agora está bonito. Vai ser muito melhor”, comemorou.
A construção das Clínicas da Família faz parte da segunda etapa do Programa Nova Saúde Iguaçu, que teve início no ano passado e vem reestruturando a rede de saúde da cidade. Em 2013, a Prefeitura investiu na assistência hospitalar e este ano o desafio é melhorar a atenção básica. Nas unidades diurnas, assim como a de Jardim Iguaçu, as consultas devem ser marcadas, as urgências são atendidas nas Clínicas da Família 24 horas como a de Miguel Couto, Austin ou UPA de Comendador Soares, os casos mais graves são atendidos no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/ Posse).
Fonte: Assessoria de Imprensa PMNI - Fotos: Everton Barsan