Agosto
De forma divertida, a população testou os conhecimentos sobre prevenção e contaminação pelo vírus HIV
Quem passou pela Praça Rui Barbosa no sábado (8) teve a oportunidade de aprender um pouco mais sobre as formas de prevenção e de contaminação do vírus HIV, que transmite a Aids. A Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu criou a ação #Partiu Teste – Nova Iguaçu no combate à Aids, com a “Roleta da Prevenção”, uma brincadeira para que a população possa de forma lúdica, permanecer alerta para a gravidade desta doença, com mais de 650 mil casos registrados no Brasil até o ano de 2012. Na ação, que aconteceu entre 10h e 15h, foram distribuídos sete mil preservativos.
O secretário de Saúde Luiz Antônio Teixeira Jr. participou do evento e fez questão de entrar na brincadeira. “Além de oferecer o tratamento, temos investido bastante em ações que reforcem a importância da prevenção. Felizmente o Brasil tem uma boa estrutura para tratar a Aids e muitos pacientes conseguem conviver bem com a doença, por isso, infelizmente, uma grande parte da população, em especial os jovens, passou a acreditar que a Aids é uma doença simples. Isso é um mito, o tratamento é a base de medicamentos fortes, as pessoas com HIV positivo precisam ter atenção redobrada com a saúde, não é nada fácil” reforçou.
A atendente Suelen Pereira, 28 anos aprovou a ação. “Além da Aids e de outras doenças, os jovens precisam estar atentos para a gravidez que não é planejada, usar caminha protege de doenças e evita a gravidez. Acho ótimo que a Prefeitura esteja fazendo isso num lugar tão movimentado”, disse.
Em Nova Iguaçu, o tratamento para Aids é oferecido no Centro de Saúde, que fica no centro da cidade e as unidades de saúde realizam o teste rápido, que em poucos minutos detecta ou não a presença do vírus.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMNI - Fotos: Everton Barsan