Agosto
De forma lúdica, a Secretaria de Saúde vai chamar a atenção dos moradores para a importância da prevenção e do diagnóstico rápido
Neste sábado (8), a Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu vai realizar a ação “#Partiu Teste – Nova Iguaçu no combate à Aids” na Praça Rui Barbosa, no Centro. O objetivo é chamar a atenção das pessoas para o uso de preservativos e também para a importância do diagnóstico precoce da doença. Segundo dados do Ministério da Saúde, O Brasil registrou até o ano de 2012, 656.701 casos de Aids.
Entre 10h e 15h, a população que passar pela a praça vai poder testar seus conhecimentos na “Roleta da Prevenção”. Na brincadeira o jogador testará seus conhecimentos sobre as maneiras de prevenir a doença e as formas de contaminação. Todos receberão um brinde pela participação.
“Temos percebido que com os programas com acesso gratuito aos medicamentos anti-HIV, a mortalidade causada pela Aids diminuiu, mas esse resultado positivo tem gerado em muitos casos, uma banalização da doença. Muita gente passou a acreditar que a Aids é simples e amena, mas isso não é verdade. Hoje é possível conviver com a Aids, mas ainda é uma doença grave, que demanda muitos cuidados”, enfatiza o secretário municipal de Saúde Luiz Antônio Teixeira Jr.
Em Nova Iguaçu, o tratamento é disponibilizado no Centro de Saúde Vasco Barcellos, que fica no centro da cidade e as unidades de saúde realizam o teste rápido da Aids, que em poucos minutos detecta ou ão a presença do vírus.
Serviço: Ação contra a Aids
Praça Rui Barbosa, Centro de Nova Iguaçu, entre 10h e 15h.