Agosto
Depois de seis anos fechado, o centro cirúrgico do Hospital Infantil Ismélia Silveira foi entregue nesta terça-feira (4/8), completamente reformado e se transformou no mais moderno de toda a Baixada Fluminense. A obra faz parte da primeira etapa da Reestruturação e Modernização daquela unidade hospitalar, que ganhou um novo refeitório e cozinha, enfermarias do segundo andar e sala de expurgo. O centro cirúrgico tem capacidade inicialmente, de realizar 50 cirurgias por mês.
Durante a inauguração o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, disse que a administração do município tem investido na saúde, com a ampliação das unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), a implantação de Centro Municipal de Vacinas, de uma Unidade de Pronto Atendimento infantil (UPA) e a reabertura da Policlínica Hospital Duque de Caxias. “A opção da prefeitura de Caxias foi a de investir na saúde, no lugar de reformar praças ou asfaltar ruas. Esta área do centro está se transformando no Quarteirão da Saúde, onde a prefeitura implantou a primeira UPA Infantil, o Centro de Vacinas, e agora é entregue a primeira etapa da modernização do Hospital Infantil”, afirmou o prefeito Alexandre Cardoso que estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, e o vice-prefeito Laury Villar.
O prefeito destacou ainda que mesmo com toda as dificuldades na busca de recursos públicos, as parcerias com os governos estadual e federal estão trazendo recursos para a cidade, citando como exemplo a verba destinada à descontaminação da Cidade dos Meninos, a dragagem do Rio Meriti, o reinício das obras dos imóveis do PAC na Vila Ideal, além da inauguração de três novas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Segundo o secretário de Saúde de Caxias, Camillo Junqueira, até a entrega do novo centro cirúrgico do Hospital Infantil foi um longo caminho. “Hoje a cidade conta com mais 50 leitos, além dos 32 da UPA Infantil Walter Garcia. Com a entrega do centro cirúrgico, poderão ser realizadas mensalmente 50 cirurgias de baixa e média complexidade. Ainda existe muito o que fazer, mas se as pessoas olharem para o passado, podem comparar e ver que avançamos muito nestes três anos. Ainda em agosto Caxias ganhará as UBS do Gramacho, Pilar e Vila Maria Helena, além da conclusão das obras da unidade da Vila Operária”, garantiu o secretário.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMDC / Fotos: Rafael Barreto