Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Cisbaf certifica enfermeiros da Baixada Fluminense

 

Publicado em: 21/07/2015 13:31 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Julho

Enfermeiros da urgência/emergência e da atenção básica dos municípios da Baixada Fluminense que participaram do curso de Formação de Multiplicadores em Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, receberam os certificados de conclusão nessa terça-feira (21), na sede do Cisbaf, em Nova Iguaçu. O curso, organizado pelo Cisbaf, através do Núcleo Regional de Educação Permanente/Telessaúde, durou três meses e beneficiou os profissionais de 11 municípios que integram o consórcio.

Temas diversos foram abordados durante o curso, como os sistemas de saúde, a rede hierarquizada de assistência e regulação médica, as bases fundamentais da urgência e emergência, urgências clínicas no adulto e na pediatria, urgências obstétricas, urgências traumáticas no paciente adulto e na criança, urgências psiquiátricas, e ainda acidentes com múltiplas vítimas e catástrofes. Além das aulas teóricas, os profissionais participaram de aulas práticas com simulações de atendimento em resgate de vítimas de acidentes automobilísticos, e também usando bonecos (adulto e infantil). 

Além de promover a atualização dos novos procedimentos, padronização e qualificação da prestação da assistência aos pacientes atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu e pelas unidades de saúde da Atenção Básica, a capacitação visa ainda o cumprimento da Portaria ministerial 1010/2012, principalmente no que se refere às atividades de formação profissional.

Para a coordenadora do Núcleo Regional de Educação Permanente/Cisbaf, Dra. Sônia Zimbaro, o índice de aproveitamento do curso foi bastante significativo e que, a partir de agora, caberá a cada município multiplicar esse conhecimento. “Estou muito satisfeita porque conseguimos planejar um curso teórico e prático que certamente trará eficiência no atendimento na ponta, junto à população. Durante esses três meses reunimos um grupo de profissionais realmente envolvido e interessado em aprimorar seus conhecimentos. Promovemos a atualização, a troca de experiências e a integração das equipes, o que resultará, certamente, em melhora da prestação dos serviços à população. Agora caberá a esses profissionais a multiplicação desse aprendizado no seu próprio município”, ressaltou a coordenadora.

 

Galeria

[widgetkit id=381]