Julho
Em vigor desde dezembro de 2007, o Programa Saúde na Escola (PSE) resulta do trabalho integrado entre os Ministérios da Saúde e de Educação, visando ampliar ações específicas de saúde aos alunos da rede pública de ensino. Em São João do Meriti as secretarias de Educação e Saúde trabalham em parceria para melhorar o desenvolvimento de jovens e crianças através da avaliação antropometria, que objetiva identificar casos de obesidade ou desnutrição através da pesagem (massa corpórea) e medição (altura) dos estudantes.
Coordenador do Programa Saúde na Escola da Secretaria de Saúde do Município, o cirurgião-dentista, Alexandre Lima, avalia que essas medidas são fundamentais na prevenção de doenças. Principalmente a obesidade, o problema é mundial, devido a grande quantidade de alimentos industrializados consumidos pelos adolescentes e crianças. “Ainda estamos fazendo um levantamento, uma estatística, para o município", avalia.
Sara Coe do Nascimento Moraes, coordenadora do PSE na Secretaria Municipal de Educação, conta que assim que as enfermeiras das unidades escolares identificam o problema, imediatamente avisam a secretaria que encaminha a criança para o médico específico. "Sabemos que existem mais casos de obesidade nas escolas do que de desnutrição. Até porque a merenda escolar é saudável”, lembra. Hoje 22 mil alunos são atendidos pelo programa que conta com 476 profissionais em 43 equipes de saúde da família formada por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e oito agentes comunitários. Além das orientadoras educacionais.
O programa é dividido em três componentes: Identificação preventiva de doenças (buscar os diagnósticos), Promoção da Saúde (prevenção através de palestras) e Capacitação dos profissionais. E subdividas em várias ações como a Avaliação Antropométrica, Verificação do Cartão de Vacina, Acuidade Visual (capacidade de perceber formas e contornos), Diagnósticos das doenças negligenciadas (tuberculose, Hanseníase) e Saúde Bucal. “Um dos programas do PSE mais pedido nas escolas. O ônibus odontológico funciona”, observa o dentista. “A Secretaria de Educação estimula o programa de alimentação saudável nas escolas”, diz Sara.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMSJM