Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

UPA Municipal de Nova Iguaçu ultrapassa 60 mil atendimentos

 

Publicado em: 08/07/2015 17:53 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Julho

A unidade 24 horas atende casos de urgência em clínica médica e pediatria no bairro de Comendador Soares

Inaugurada pelo prefeito Nelson Bornier e pelo secretário de Saúde Luiz Antônio Teixeira Jr. em setembro do ano passado, a UPA Municipal de Comendador Soares, em Nova Iguaçu, já realizou mais de 62 mil atendimentos em clínica médica e pediatria. O prédio de 1.300m² funciona ao lado da Clínica da Família Emília Gomes e juntos formam o maior equipamento de saúde pública inaugurado na Baixada Fluminense desde a abertura do Hospital de Saracuruna, em Duque de Caxias.

A unidade atende casos de urgência e conta também com uma base descentralizada do Samu para agilizar os atendimentos de emergência, que precisam ser transferidos para o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI). “Com o modelo da UPA e a Clínica da Família funcionando lado a lado, o paciente tem uma unidade de referência, ou seja, ao sentir-se mal é atendido na emergência e depois da alta médica, continua sendo acompanhado na Clínica da Família. Em casos mais graves, ele é transferido para nosso hospital geral. Temos tido muito êxito e os números mostram isso, não tenho dúvidas de que, aos poucos, vamos desafogar o Hospital da Posse e melhorar o atendimento em todos os setores”, explicou o secretário de Saúde Luiz Antônio Teixeira Jr., ressaltando o reforço na prevenção.

"A UPA melhorou muito a vida da gente", diz usuária 

Quando tem algum problema de saúde na família, a auxiliar de escritório Sheila Gomes não pensa duas vezes: procura atendimento na UPA.  Na última sexta-feira (3), a filha Nicole, de 1 ano e cinco meses, teve febre e vômito e foi atendida na unidade. “A UPA melhorou muito a vida da gente, venho a pé e em 10 minutos estou aqui. Antes, precisávamos ir à Austin ou ao Hospital da Posse, hoje temos atendimento 24 horas perto de casa e isso faz muita diferença”, comemora.

Atualmente seis Clínicas da Família estão sendo construídas em Nova Iguaçu, além disso, 11 unidades estão passando por reforma e a Maternidade Municipal está sendo duplicada e passará de 40 para 80 leitos maternos. As obras fazem parte da 2ª etapa do Programa Nova Saúde Iguaçu.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMNI - Crédito: Elaine Cutrin / Everton Barsan

 

Galeria

[widgetkit id=374]