Maio
A parceria do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense e do Instituto Nacional de Cardiologia avança na Baixada Fluminense com a implantação do Programa Nacional Cardiorrede no município de Duque de Caxias. O programa objetiva a criação de uma rede de atenção cardiovascular, com a estruturação de um polo de referência no referido município para atendimento aos pacientes de diversos municípios da região.
A abertura do primeiro Ambulatório Avançado de Anticoagulação, no Hospital Moacyr do Carmo, em agosto de 2014, foi o passo inicial para a descentralização do serviço realizado pelo INC e para a implantação da rede, que envolve também a instalação de um Centro de Imagem na Policlínica de Duque de Caxias, localizada no Centro. No local os pacientes poderão contar com equipamentos importantes para diagnóstico e acompanhamento das doenças cardiovasculares, como ecocardiograma, eletrocardiograma, teste ergométrico, Holter e M.A.P.A. (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial).
Segundo a presidente Regional/Baixada da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente/Cisbaf, Dra. Sônia Zimbaro, um estudo para a abertura de um segundo polo de referência já está em estudo pela equipe técnica e será instalado em Nova Iguaçu.