Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Campanha contra incontinência urinária realiza 400 atendimentos em Nova Iguaçu

 

Publicado em: 27/06/2015 00:00 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Junho

Cerca de 400 pessoas que passaram pela Praça Rui Barbosa, no Centro de Nova Iguaçu no sábado (27) participaram da Campanha “Xi...Escapou”, ação com objetivo de conscientizar a população sobre a  incontinência urinária, problema que atinge cerca de 35% das mulheres durante a menopausa e até 10% dos homens, especialmente aqueles que foram submetidos à cirurgia para retirada da próstata.

A incontinência urinária é caracterizada pela perda da urina de forma involuntária e pode se manifestar de três formas: incontinência urinária de esforço, que tem como sintomas a perda de urinar ao tossir, rir demais ou praticar exercícios físicos, incontinência de urgência, quando o paciente tem vontade súbita e desconfortável de urinar, com perda de urina de forma incontrolável e incontinência urinária mista, que é a associação dos dois tipos anteriores.

Durante a ação coordenada pelo urologista Francisco Coutinho, uma equipe multiprofissional formada por ginecologistas, urologistas e fisioterapeutas tirou dúvidas da população e ensinou alguns exercícios que podem ser feitos ao longo do dia para o fortalecimento da região pélvica. “Homens e mulheres têm períneo, um conjunto de músculos que controla urina, fezes e que sustenta os órgãos sexuais. Hoje em dia todos malham os braços, as pernas, mas não malham o assoalho pélvico porque não têm orientação”, disse a fisioterapeuta pélvica Mônica Lopes.

Das 400 pessoas atendidas, 155 foram cadastradas para atendimento em fisioterapia pélvica na rede municipal de Nova Iguaçu. “Estamos estruturando um setor específico para o tratamento da incontinência urinária. Muita gente acredita que esse é um problema que faz parte do envelhecimento, mas não é verdade. Com medidas simples é possível prevenir a doença, evitar que ele se torne mais severa e também resolver o problema, devolvendo a qualidade de vida ao paciente”, explicou o secretário municipal de Saúde Luiz Antônio Teixeira Jr.

Manoel Garcia Medeiros, 72 anos aprovou a iniciativa. “A orientação é muito importante, muita gente não sabe, por exemplo, que é importante fazer o exame de próstata uma vez por ano depois dos 45 anos. Acho ótimo ter um dia como esse, num lugar onde podemos tirar dúvidas”, disse o aposentado. O evento “Xi...Escapou” foi  resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Nova Iguaçu com o Instituto Lado a Lado pela Vida e o Grupo de Apoio ao Deficiente e ao Idoso (Gadefi).

Fonte: Assessoria de Imprensa PMNI / Crédito: Everton Barsan

 

Galeria

[widgetkit id=371]

Imagens