Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Acompanhamento gratuito do pré-natal nas unidades de saúde em Meriti

 

Publicado em: 10/06/2015 17:21 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Junho

Assim que a gravidez for confirmada ou, antes de completar três meses de gestação, futuras mamães devem iniciar o tratamento pré-natal. A Superintendência de Programas de Saúde, órgão ligado a Secretaria de Saúde do município assegura que todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e ESF (Estratégia Saúde da Família) estão prontas para atender gratuitamente as gestantes de São João de Meriti.

A realização do pré-natal é fundamental na prevenção ou detecção precoce de patologias maternas e fetais. Somente desta forma é possível acompanhar o desenvolvimento saudável do bebê e reduzir os riscos da gestante, segundo a ginecologista e obstetra Leonora Goes Lima coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente – PAISMCA – em Meriti.  “Exames feitos durante o pré-natal são importantes para detectar problemas que possam afetar a criança ou o seu desenvolvimento no útero. Quanto mais seguros sobre todo o processo que está por vir, melhor e mais tranquilo será o parto”, alerta a obstetra.    

Cuidados com a mãe e o recém-nascido

O pré-natal identifica doenças silenciosas como a hipertensão arterial, diabetes, doenças do coração, anemias, sífilis e outras enfermidades. Detecta ainda problemas fetais como más formações e permite ainda iniciar o tratamento intrauterino. Trata preventivamente a pré-eclâmpsia, uma das principais causas de mortalidade no Brasil. A hipertensão arterial está presente em 10 por cento das gestantes. Anemia e infecções renais também são comuns entre gestantes e identificadas pelo pré-natal. De acordo com Izaide Ribeiro de Faria, Superintendência de Programas de Saúde de Meriti, o número de internações de gestantes no município por falta do pré-natal está em primeiro lugar e é a décima causa de falecimentos. “Todas evitáveis. O pré-natal é essencial para um parto bem sucedido”, avalia. A incidência de bebês prematuros em mães que fazem o pré-natal não chega a 10 por cento, já naquelas que não contaram com acompanhamento médico apropriado o número salta para 40 por cento.

Nas 16 unidades saúdes as gestantes recebem orientação não só do parto, como também de cuidados com o bebê (veja quadro). Márcia Gomes, enfermeira responsável pelo atendimento das grávidas em tratamento pré-natal, no ESF de Vila Norma, recebe as gestantes sempre tirando dúvidas das futuras mamães. Frequentadora do posto desde o segundo mês de gestação,Ana Paula da Silva Lima, 30, auxiliar de serviços gerais, moradora do bairro e grávida de 8 meses, elogia o atendimento. Sempre acompanhada pelo marido, Carlos Henrique, motorista, nas consultas disse: “É ótimo aqui e, faço acompanhamento desde o meu segundo mês de gestação. A equipe médica é muito atenciosa, nos esclarecem todas as dúvidas, examinam muito bem e nos deixam mais seguras para a hora do parto”.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMSJM

 

RELAÇÃO DAS UNIDADES QUE REALIZAM PRÉ-NATAL

Galeria

[widgetkit id=364]

Imagens