Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Nova Iguaçu debate melhorias no cuidado materno infantil durante Fórum no RJ

 

Publicado em: 19/05/2015 18:36 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Maio

Para melhorar o cuidado materno-infantil e reduzir riscos no momento do parto, foi lançado esta semana o I Fórum Perinatal da Região Metropolitana I, na sede do Ministério Público Estadual. O secretário de Saúde de Nova Iguaçu Luiz Antônio Teixeira Jr. compôs a mesa de encerramento do encontro, que foi criado pelo Ministério da Saúde.

Na semana em que se comemora o Dia do Enfermeiro, Luiz Antônio ressaltou a importância desses profissionais nas maternidades e cobrou melhorias no financiamento público para os municípios. “Em Nova Iguaçu estamos trabalhando para fortalecer e aprimorar o pré-natal na Atenção Básica, mas é muito importante que haja melhorias urgentes no financiamento público da Saúde, especialmente para os municípios, que têm a maior parcela de responsabilidade, mas recebem menos recursos do que as outras esferas de governo”, enfatizou.

Os médicos Sérgio Gama e João Paulo dos Reis Velloso, da Maternidade Mariana Bulhões de Nova Iguaçu participaram da organização do evento. Para Gama, a abertura dos debates já é um avanço. "Nosso grande desafio é aprimorar a rede e garantir um melhor atendimento a nossas gestantes e aos recém nascidos. Vamos conseguir isso à medida que houver mais integração entre todos os  municípios, o Estado e o Governo Federal". 

O Fórum conta com a participação da Secretaria de Estado de Saúde, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério Público Federal e das secretarias municipais de Saúde da Região Metropolitana I, que compreende os municípios de Nova Iguaçu, Itaguaí, Seropédica, Japeri, Queimados, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo, São João do Meriti, Duque de Caxias, Magé e Rio de Janeiro.

Após o lançamento do Fórum, acontecerão reuniões bimestrais para o monitoramento das políticas de assistência à gestante e de combate à mortalidade infantil e materna na capital e na Baixada Fluminense. O colegiado terá a sua criação formalizada por um ato normativo a ser publicado pela Secretaria de Estado de Saúde, que atuará como coordenadora do fórum.

Participaram da mesa de encerramento, Felipe Peixoto, secretário de Estado de Saúde,  Maria da Conceição de Souza Rocha, presidente do Cosems, Dr. Ertulei Matos, subprocurador estadual, Maria do Espírito Santo, a Santinha, coordenadora de Políticas das Mulheres. 

Foto: Divulgação

 

Galeria

[widgetkit id=359]

Imagens