Maio
A Secretaria de Saúde de São João de Meriti, empenhada em oferecer os melhores e mais modernos tratamentos à população, conseguiu trazer para o município um importante instrumento de tratamento para lesões na pele: a Membrana Regeneradora Porosa.
A Membrana Regeneradora é um produto composto por celulose bacteriana porosa, capaz de substituir temporariamente a pele humana e de promover a rápida cicatrização e regeneração do tecido em lesões causadas por queimaduras, úlceras de membros inferiores ou em qualquer outra situação onde ocorra a falta da derme ou epiderme. Ela ajuda a aliviar as dores e pode ser utilizada para qualquer tipo de lesão da pele, sem nenhuma contraindicação.
A coordenadora geral de enfermagem de Meriti, Rosana Wilmes, comemora o fato deste importante produto estar à disposição do serviço de saúde do município. “Eu tenho 32 anos de enfermagem e ainda não tinha visto um produto com tamanha eficácia e rapidez no tratamento de feridas na pele. Sem dúvidas foi uma excelente iniciativa da prefeitura e da Secretaria de Saúde em disponibilizar este serviço para os munícipes. Está sendo um importante instrumento de tratamento, principalmente para diabéticos que precisam tratar suas lesões com extrema rapidez”, disse a coordenadora.
O município de Meriti começou a utilizar este tratamento no início de 2015, após a equipe de enfermagem passar por um intenso treinamento de capacitação para a melhor forma de aplicação do produto. Ao todo, 382 pacientes já foram tratados com a membrana, que está disponível nas Unidades de Saúde Anibal Viriato, Sumaré e Vila União.
A Membrana Regeneradora Porosa foi desenvolvida pelo engenheiro florestal curitibano João Carlos Moreschi, em 2000, que após 10 anos acompanhando as tentativas de cicatrização de diversas úlceras venosas nas pernas de sua mãe, decidiu desenvolver um curativo que auxiliasse na secagem das feridas. Foram seis anos de pesquisa até chegar ao resultado final do produto.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMSJM