Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Com ponto eletrônico e outras ações positivas, Prefeitura de Meriti promove choque de gestão na Saúde

 

Publicado em: 29/04/2015 20:03 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Abril

A administração da Saúde, em São João de Meriti, tem recebido atenção especial da gestão municipal. O objetivo é que o desempenho do corpo médico esteja à altura das demandas e necessidades da população. Para isso, os investimentos estão sendo aplicados com rigor, voltados para a formação de uma estrutura enxuta, mas valorizando a capacitação técnica dos profissionais e a aquisição de equipamentos de qualidade. Para o prefeito Sandro Matos, esse processo exige adequações dos recursos, controle e avaliação constante de resultados. Um dos destaques dessa mudança, segundo ele, é a instalação da biometria nos postos de saúde. Com previsão de estender o ponto biométrico até o fim de maio para todas as unidades municipais, a Prefeitura de São João de Meriti será a primeira do Estado do Rio de Janeiro com controle de 100% de frequência dos servidores.  

"As últimas notícias veiculadas sobre as dificuldades do nosso município, agora enfrentadas por outras prefeituras, não só consolidam, como dão veracidade ao discurso incansável e incessante deste governo em relação aos problemas enfrentados pela cidade de São João de Meriti", afirma Sandro Matos. "O bom desempenho do nosso atendimento e a crise instalada em vários municípios desencadearam um significativo aumento na migração de pacientes de outros municípios, buscando as nossas unidades de emergência. No fechamento dos relatórios do último dia 14 de abril, uma terça-feira, constatamos que dos 750 atendimentos, somente no PAM, boa parte desse número se dividia entre bairros do Rio e de outros municípios próximos, aqui na Baixada", garante o prefeito. Nos fins de semana, a unidade chega a atender mais de mil casos.

Sandro Matos também ressalta a iniciativa pioneira de São João de Meriti entre os municípios da Baixada Fluminense com a implantação do ponto biométrico. "Fomos criticados e mal interpretados, como se estivéssemos perseguindo os médicos e outros profissionais. São inversões da verdade, fomentadas por interesse político dos adversários. Com a medida, conseguimos reduzir a folha de pagamento, aplicando melhor os recursos, já que foi possível remanejar equipes de acordo com as necessidades dos postos, equacionando um quadro que estava sofrendo com a sobrecarga para atender a população tão sofrida com a deficiência de especialidades médicas na região", explica.

De acordo com o prefeito, um dos maiores méritos dessa revisão de curso foi o estímulo para investir em desdobramentos de outros projetos, tais como ganhar fôlego para avançar na área, e negociar com o Governo do Estado, num encontro recente com o governador Luiz Fernando Pezão, que agilizou a reabertura da UPA-24 Horas, paralisada por questões de repasse financeiro para o município durante cinco meses. A prefeitura ainda superou um impasse burocrático e garantiu a construção do Hospital Infantil, que será inaugurado no mês de  junho deste ano, em Éden.  "É um investimento que não podemos ignorar. A população precisa de uma unidade que atenda às suas necessidades mais prementes", acrescenta.

A adequação da nova rota do governo municipal, a partir de um controle rigoroso, mostrou que havia desvio de funções de médicos, conforme dados aferidos e documentados pela Secretaria de Administração. A auditoria revelou que alguns profissionais não cumpriam suas funções de atendimento nos plantões, embora constassem na folha de pagamento. Foram identificadas suspeitas de algumas irregularidades no sistema de Recursos Humanos e abertas as devidas sindicâncias para apurar os fatos.

“Os números falam por si. Com a instalação do ponto eletrônico, medida considerada impopular pela oposição, conseguimos reduzir a folha de pagamento da Saúde em 40%. Isso, sem prejuízo no atendimento, onde a Prefeitura de São João de Meriti conseguiu um feito inédito: não só aumentar o valor dos salários dos médicos, bem como valorizar uma classe de grande importância para todo o sistema, afastando de vez as malsinadas especulações de que seríamos contra a classe", afirma Sandro Matos.

O prefeito lembra que a introdução do sistema e aplicação das medidas contaram com o empenho de muitos profissionais, mas foram alavancadas, sobretudo, pela participação exaustiva das equipes dos secretários Maik Matta, da Administração, e Walter Wilmes, da Saúde. 

Fonte: Assessoria de Imprensa PMSJM

 

Galeria

[widgetkit id=348]

Imagens