Abril
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense recebeu na manhã desta quarta-feira (15) uma equipe técnica do município de Macaé com a finalidade de conhecer de perto a experiência de 15 anos de trabalho na área da saúde da região. A prefeitura de Macaé quer formar, juntamente com outros municípios da Região Norte Fluminense,um consórcio para discutir e buscar soluções conjuntas para a saúde.
Na reunião, a secretária executiva do Cisbaf, Dra. Rosangela Bello, fez uma breve apresentação do consórcio, destacando sua formação, constituição legal, fonte de financiamento, composição estatutária e técnica, principais realizações, além de diversas parcerias firmadas ao longo dos anos com entidades nacionais e estrangeiras. Bello também citou experiências exitosas de outros consórcios de saúde brasileiros, como o Consórcio Paraná Saúde, o Consórcio da Região Setentrião Paranaense (Cisamusep), e do Consórcio da Região Oeste de Mato Grosso.
– A construção do consórcio de saúde é uma decisão que precisa ser coletiva e regional para que ele seja exitoso nas suas propostas. Prefeitos e secretários da pasta precisam estar dispostos a discutir e encontrar soluções conjuntas que estejam acima das questões político-partidárias. Com o subfinanciamento da saúde nas últimas décadas os problemas aumentaram, tornando os consórcios instrumentos indispensáveis para equacionar os permanentes desafios. Sem falar que o consórcio conta com mais agilidade administrativa e uma equipe técnica eficiente na elaboração de projetos que atendem os interesses regionais –, destaca Bello.
Para ocoordenador geral da Câmara Permanente de Gestão de Macaé, Raimundo da Silva Neto, a visita foi muito enriquecedora. “Nós trabalhamos na área de modernização da gestão e buscamospermanentementeas boas praticas na saúde pública. O que a gente viu aquisão boas práticas que beneficiam o cidadão de forma dinâmica e eficiente. Acredito que o futuro da gestão publica passa por esse caminho, passa pelas soluções consorciadas, pela forma inovadora de contratação e administrativa, por modelos que vimos aqui. A queda na arrecadação dosroyalties no município acelerou esse processo de construção do consórcio. A ideia do prefeito de Macaé, Aluízio dos Santos Júnior, é sensibilizar os prefeitos de alguns municípios vizinhos, como Quissamã, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Cabo Frio e Rio das Ostras”, declara o coordenador.
Ao final do encontro, a equipe conheceu a estrutura de funcionamento da Central de Regulação do Samu192 Baixada Fluminense administrada pelo Cisbaf, e elogiaram o sistema de gestão implantado no serviço.
Participaram também do encontro o coordenador extraordinário de Apoio aos Bairros de Macaé, Carlos Santos, a técnica da Câmara Permanente de Gestão de Macaé, Deise Frota, as consultoras da empresa Macroplan, Tatiana Silva e Raquel Flexa, o diretor de Planejamento e Assistência do Cisbaf, Dr. Antonio Dieb, a gerente de Elaboração de Projetos do Cisbaf, Dra. Marcia Cristina Ribeiro, a pregoeira do Cisbaf, Paula Martins Porto, e a assessora de imprensa do Cisbaf, Claudia Souza.