Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Prefeito Calazans revoluciona a saúde em Nilópolis

 

Publicado em: 17/04/2015 13:12 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Abril

O governo do Prefeito Alessandro Calazans está sendo marcado por grandes revoluções. A primeira grande ação na área da saúde foi a construção do novo Hospital Municipal Juscelino Kubitschek. Após ser constatada a precariedade da unidade em 2013, encontrado todo destruído, com aparelhos sucateados, com toda a parte estrutural danificada, infiltrações e mofos nas paredes, Calazans deu início ao processo para a construção de uma nova unidade hospitalar para Nilópolis.

Calazans assinou com o Governo do Estado, no final de 2013, o convênio Somando Forças no valor de 19 milhões, que estão sendo investidos nas obras do novo JK. A unidade será uma das mais modernas do Estado com 70 leitos, maternidade ultramoderna, centro cirúrgico com 5 salas, 10 leitos de UTI – Unidade de Tratamento Intensivo Adulto, e mais 5 leitos de UTI Infantil.

“É com muita alegria que afirmo que o nosso HMJK será inaugurado em dezembro. Já concluímos toda a fase de fundação e montagem da estrutura metálica. Agora estamos trabalhando a parte de alvenaria. Graças ao apoio do Governador Pezão, estamos conseguindo devolver a população o orgulho de ser nilopolitano. Pegamos uma unidade completamente destruída e sucateada. Há mais de quatro anos não nasce um nilopolitano no nosso município. Nossa unidade terá uma maternidade ultramoderna, além dos leitos de UTI e CTI. Esse será o meu legado”, frisou Calazans.  

Junto com a construção do novo JK, os nilopolitanos também irão ganhar um Leito de Retaguarda que será construído no terreno da antiga Casa de Saúde Santa Ignez, com 22 leitos de urgência e emergência. No mesmo terreno também será construída a nova sede da SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, será construído um novo  Posto de Saúde Central e a nova sede do CAP’S – Centro de Assistência Psicossocial.   

Calazans também colocou para funcionar CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, uma parceria do Programa Brasil Sorridente, do Governo Federal, que atua em conjunto com o Programa de Saúde Bucal, da Prefeitura de Nilópolis, oferecendo tratamento odontológico de qualidade aos nilopolitanos.  Calazans comemora o sucesso da unidade.

“Temos muito o quê comemorar. Quando assumi em 2013, retomamos o atendimento do CEO. Em oito meses atendemos 15 mil pessoas. A gestão anterior atendeu, em 2012, no período de sete meses, somente 1.500 pessoas. A gente fez um atendimento anual dez vezes maior. Quem ganha com isso é a nossa população que agora sabe que pode contar com uma unidade odontológica e ter de volta, o direito de sorrir”, comentou Calazans.

Os 10 Postos de Saúde do município também foram reformados para atender a população com mais dignidade. Após ter de devolver  R$ 250 mil para recuperar o convênio,  perdido pela gestão anterior, o Prefeito Alessandro Calazans conseguiu, novamente, firmar mais esta parceria com o programa Requalifica, do Ministério da Saúde. Os Postos de Saúde Nossa Senhora de Fátima, Nova Cidade, CIEP Stella de Queiroz, Cabral, Paiol, Nova Olinda, Jorge David e Novo Horizonte foram reformados e nos postos Stela de Queiroz e Nova Cidade foram feitas obras de ampliação.

O grande objetivo do Prefeito Calazans sempre foi implantar no município uma política de saúde pública funcional. Para isso, além de obras e reformas estruturais, a Prefeitura de Nilópolis oferece, regularmente, cursos de capacitação aos mais de 400 agentes da ESF – Estratégia Saúde da Família, que fazem marcação de consulta domiciliar, além dos enfermeiros, e demais profissionais ligados à área. Toda essa preocupação resulta em profissionais qualificados para atender a população com excelência.

Este mês Nilópolis foi contemplado com Tablets para auxiliar o trabalho dos profissionais do Programa Melhor em Casa, onde uma equipe multidisciplinar, composta por 3 médicos, 1 fisioterapeuta, 1 psicólogo, 3 enfermeiros e 4 técnicos de enfermagem dão continuidade aos cuidados médicos após  o paciente ter recebido a alta médica. São continuados os tratamentos como curativos, assepsia, dentre outros.  O uso do Tablet é uma inovação na saúde por proporcionar agilidade no atendimento e no processo de troca de informações com outros setores. Esse projeto do Governo Federal visa reestruturar as informações à Atenção Básica em nível nacional, através do Ministério da Saúde que está enviando,  para  todas as Secretaria de Saúde do Brasil, o aparelho  eletrônico gratuitamente.

Além de todas essas mudanças a Prefeitura de Nilópolis visa a aproximação e comunicação com a população. Freqüentemente são realizados eventos nos bairros do município para facilitar o acesso da população aos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde. Os serviços que são oferecidos pelos programas são: Combate à Tuberculose, Tabagismo e Hanseníase; Combate a DST/ AIDS; Combate à Hipertensão e Diabetes; PAISMCA - Programa de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, além da Saúde Mental Cap’s, Cap’s II e Cap’s AD; Residência Terapêutica; Farmácia; Vigilância/Nutrição; Epidemiologia; Melhor em Casa; Vgilância Sanitária; FMSN; SAMU e FUNASA.

“Temos trabalhado duro para que o nilopolitano tenha uma saúde pública de qualidade. Quando assumi a Prefeitura, me deparei com a saúde em estado de calamidade. Posso afirmar que estou tendo vitórias mas a maior delas, sem dúvida, é a construção do novo hospital JK. Corri atrás da reforma dos Postos de Saúde, das melhorias no atendimento da nossa UPA, inclusive regularizei o salário dos médicos e mandei embora mais de 150 doutores que faltavam seus plantões. Outra conquista foram as 10 ambulâncias Zero KM e as duas Motolâncias que chegam na frente das ambulâncias acelerando o atendimento”, destacou Calazans.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMN

 

Galeria

[widgetkit id=339]