Março
Uma das doenças que mais assusta as mulheres em todo o mundo, o câncer de mama, tem cura desde que descoberto a tempo. E as mulheres de Caxias, acima de 50 anos, que nunca fizeram mamografia têm a oportunidade de fazer o exame preventivo no Mamógrafo Móvel do governo do estado, que está estacionado na Unidade Pré-Hospitalar (UPH), de Xerém, no quarto distrito, até o dia 22 de abril. Para realizar o exame é necessário o encaminhamento de um médico da rede municipal de Saúde ou da Central de Regulação. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, e aos sábados e feriados das 8h às 15h. No local também está sendo realizado exame de ultrassonografia e biópsia.
Resultado de uma parceria entre a prefeitura e o governo do estado, este é o segundo ano consecutivo que a unidade vem para atender as mulheres do município, assim como de outras cidades da Baixada Fluminense. Diariamente serão realizadas 80 mamografias. Os exames duram em média cerca de 20 minutos. Os atendimentos começaram, nesta segunda-feira (30/3). A UPH de Xerém fica na Rua Nóbrega Lacerda, Vila Nossa Senhora das Graças.
Segundo a diretora do Departamento de Monitoramento e Regulação da secretaria municipal de Saúde, Patrícia Mello, a partir desta segunda-feira (6/4), uma equipe de médicos estará no local para fazer o encaminhamento das pacientes ao exame. “O agendamento do exame só pode ser feito com o pedido médico. Para isso, a paciente deve levar o pedido a Central de Regulação (Rua Nilo Vieira, 353- centro). A partir de segunda-feira, teremos médicos atuando com a equipe do Mamógrafo Móvel, onde será feito o encaminhamento para o exame. O resultado não é fornecido no mesmo dia. As pacientes serão informadas quando receberão o resultado do exame que demora de dez a 15 dias” explicou.
Os pacientes que forem a UPH de Xerém com o pedido de exame devem apresentar um documento de identidade (Identidade e CPF), comprovante de residência e cartão do SUS, se possuir.
No ano passado, durante os 23 dias que a unidade móvel do governo do estado esteve em Caxias, foram realizados 979 exames, sendo 862 mamografias e 117 ultrassonografias.
Serviço: Mamógrafo Móvel
Local: UPH de Xerém (Rua Nóbrega Ribeiro, s/nº- Xerém)
Período: 30/3 a 22/4
Horário: Segunda a sexta-feira- das 8h às 18h
Sábados e feriados- 8h às 15h
Fonte: Assessoria PMDC / Fotos: Ralff Santos