Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Centro Municipal de Saúde de Caxias ganha novo setor de tuberculose

 

Publicado em: 24/03/2015 00:00 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Março

No Dia Mundial de Combate à Tuberculose a prefeitura de Duque de Caxias inaugurou no dia 24 um novo setor de tratamento contra a tuberculose no Centro Municipal de Saúde (CMS). Resultado de uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através da Faculdade de Medicina, que trará para cidade tecnologias e ações no combate à doença, como um levantamento detalhado dos portadores da doença e seus familiares. O projeto abrange ainda os usuários de crack da cidade, que terão seu perfil analisado, inclusive sua procedência.

Na solenidade de inauguração do setor, o prefeito Alexandre Cardoso, que estava acompanhado do vice- prefeito Laury Villar e do secretário de Saúde, Camillo Junqueira, percorreu as instalações da unidade de saúde, as ações desenvolvidas no atendimento dos portadores da doença, assim como o funcionamento da parceria com a universidade. “A presença da universidade em Caxias é um estimulo para a cidade “, destacou o prefeito Alexandre Cardoso.

O secretário de Saúde Camillo Junqueira lembrou a importância para Caxias da parceria com a UFRJ, destacando que o trabalho que será desenvolvido naquela unidade de saúde, uma referência no tratamento da doença na cidade, poderá servir não só para o Estado do Rio, mas para o país.

Segundo o vice- diretor da Faculdade de Medicina, a parceria engloba uma série de ações, desde a capacitação dos profissionais, acesso a pesquisa e novas tecnologias. “Queremos reduzir a incidência da doença na cidade, isso só será possível com este tipo de trabalho. Caxias tem um número alto de casos, mas vem desempenhando bem seu papel no atendimento e cuidado com os pacientes. Atualmente entre a primeira consulta até o início do tratamento são quatro dias, enquanto em outras cidades, como no Rio de Janeiro o prazo chega a 11 dias”, explicou.

 

Ações em todas as unidades

As ações de conscientização e combate à tuberculose em Caxias não ficou restrito somente ao Centro Municipal de Saúde (CMS), também nas Unidades Pré- Hospitalar (UPH), também estão sendo promovidos atividades durante toda a semana com o objetivo de alertar o morador da cidade e, principalmente, os doentes da importância de procurar uma unidade de médica e seguir o tratamento.

Na Unidade Pré-Hospitalar de Imbariê foi organizada uma programação sobre o tema com atividades pela manhã e à tarde. Na área externa a direção instalou uma feira de ciência com visualização microscópica do bacilo, palestras educativas. A equipe profissional do Programa de Tuberculose conta com médico pneumologista e enfermeiras. A vice-diretora da UPH de Imbariê, Luciana Figueira disse que a maior incidência atinge a faixa etária de 22 a 60 anos, grande parte moradores de áreas carentes e viciados em drogas e álcool. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Doença

A tuberculose é doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Os doentes que apresentam sintomas são tratados com antibióticos por no mínimo seis meses. Alguns pacientes não exibem nenhum indício da tuberculose, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (ou meses). Contudo, na maioria dos infectados com tuberculose, os sinais e sintomas mais frequentemente descritos são:

Sintomas

Tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza e prostração.

 Fonte: Assessoria de Imprensa PMDC / Fotos: Rafael Barreto e Ralff Santos

 

Galeria

[widgetkit id=331]