Março
Cinco secretários de Saúde da Baixada Fluminense foram escolhidos para compor a nova diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ), biênio 2015-2017. O secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antonio Teixeira Junior, assume a segunda vice-presidência, o secretário de Japeri, Fábio Denardin, foi escolhido como vice-presidente na Região Metropolitana I, e o secretário de Duque de Caxias, Camilo Junqueira, ficou na suplência. Já os secretários de Saúde de Seropédica, Marcus Baroni (titular), e de Itaguaí, Andrea Moreira Lima (suplência), passam a compor o Conselho Fiscal. A eleição da nova diretoria do Cosems RJ, agora presidida pela secretária de Saúde de Piraí, Maria da Conceição de Souza Rocha, foi realizada na manhã do dia 26 de fevereiro, na sede da entidade, no Centro do Rio de Janeiro.
Maria Juraci de Andrade Dutra (Cici), que deixou a presidência da entidade, foi homenageada durante a Assembleia. Além de agradecer a parceria dos secretários e o trabalho dos técnicos do Cosems RJ em suas duas gestões como presidente, que totalizaram quatro anos, ela ressaltou o fato de que cada membro da nova chapa representa uma região de saúde. “Isso significa que, em sua política institucional, o Cosems RJ comprova que é possível regionalizar a gestão”, ressaltou.
A presidente eleita, Maria da Conceição, afirmou que o processo de articulação da chapa se deu pela busca do consenso, de forma madura - fortalecendo o Cosems RJ e o Sistema Único de Saúde (SUS). “O cargo de secretário municipal de saúde é um dos mais difíceis na administração pública. Há muita complexidade, o que demanda competência, já que o investimento em saúde no Brasil é maior no setor privado. Existe o problema de gestão, mas também o problema do não-financiamento do SUS: fazemos muito com muito menos recursos”, avaliou.
A nova presidente agradeceu os colegas que trabalharam na articulação do consenso alcançado nesta eleição e destacou os principais pontos da Carta Compromisso, como a necessidade de qualificação da assistência pela atenção básica tem que ser um compromisso, a importância de um processo regulatório forte, de um financiamento tripartite e equânime, do fortalecimento dos fóruns de gestores já estabelecidos e da organização das redes para causar menos sofrimentos aos pacientes, entre outros. “O Cosems RJ é um espaço democrático de negociação, mediação e de aglutinação de forças e de transparência. Forças essas capazes de novas mobilizações para vencer o grave momento que estamos enfrentando em que está sendo questionada a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde, essa grande conquista social”, ressaltou. De acordo com Conceição, a capacidade de conquistar tudo isso depende da participação madura de todos os gestores e do fortalecimento do papel dos vice-presidentes regionais.
Pela união dos municípios
Primeiro vice-presidente eleito, o secretário municipal de saúde de Angra dos Reis, Rodrigo Oliveira, durante a sua fala elogiou a postura unificada das secretarias de Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Segundo Rodrigo, a saída para a crise se dá pela unificação e atuação conjunta dos municípios. “Vamos andar juntos sob a liderança da Conceição, que está há 20 anos no SUS”, ressaltou.
Luis Antonio de Souza Teixeira Junior, secretário municipal de saúde de Nova Iguaçu, e segundo vice-presidente eleito afirmou ser um orgulho representar a Baixada Fluminense na entidade. “Nós só vamos conseguir fazer a nossa atividade fim - conquistar a melhoria assistencial aos habitantes dos nossos municípios - se nós tivermos bons instrumentos de gestão e estivermos unidos. Para sermos fortes, o Cosems RJ precisa ser forte”, ressaltou. Segundo ele, participar do Cosems RJ ajuda o secretário a ter um norte sobre sua função e quais as regras que o gestor precisa cumprir.
Fonte: Assessoria de Imprensa Cosems / Fotos: Marlon Falcão
Presidente
Maria da Conceição de Souza Rocha (Piraí)
Primeiro Vice-Presidente
Rodrigo Oliveira (Angra dos Reis)
Segundo Vice Presidente
Luis Antonio de Souza Teixeira Junior (Nova Iguaçu)
Secretário Geral
Daniel Soranz (Rio de Janeiro)
Diretor Financeiro
Luiz Alberto Barbosa (Três Rios)
Diretor de Comunicação
Edilson Francisco dos Santos (Itaboraí)
Diretora de Relações Institucionais e Parlamentares
Ana Cristina Guerrieri (Rio das Ostras)
Diretor de Direito Sanitário
Francisco Arthur Oliveira (Campos dos Goytacazes)
Diretora de Regionalização e Descentralização
Eliane Cruz Vieira (São José do Vale do Rio Preto)
Metropolitana I
(T) Fábio Denardin (Japeri)
(S) Camilo Junqueira (Duque de Caxias)
Noroeste
(T) Humberto Chaves Dias Junior (Cardoso Moreira)
(S) Olympia Souza Mulins (Italva)
Norte
(T) Denise Marília Esteves (São João da Barra)
(S) Maria de Jesus Barboza Santos (Carapebus)
Serrana
(T) José Marcos Góes (Cachoeiras de Macacu)
(S) Rodrigo Romito Gonçalves (Macuco)
Baixada Litorânea
(T) Ana Cristina Oliveira da Silva (Saquarema)
(S) Sppencer Cardoso dos Santos (Arraial do Cabo)
Metropolitana II
(T) Tereza Cristina Abrahão Fernandes (Silva Jardim)
(S) Fernanda Vasconcelos Spitz (Maricá)
Centro Sul
(T) Altair Paulino de Oliveira Campos (Vassouras)
(S) Adriano Seixas Vasconcellos (Comendador Levy Gasparian)
Médio Paraíba
(T) João Ferreira de Lima (Itatiaia)
(S) Stella Reis (Rio Claro)
Baía da Ilha Grande
(T) Fernando Pedro Louro (Paraty)
(S) Marcelo de Araújo Costa Barbosa (Mangaratiba)
Conselho Fiscal
(T) Vânia Lúcia Vieira Huguenin (Cantagalo/Serrana)
(T) Leonardo Sarmento Charles (Duas Barras/Serrana)
(T) Marcus Neves Baroni (Seropédica/Metropolitana I)
(T) Anselmo Ximenes (Rio Bonito/Metropolitana II)
(T) Sávio Saboia da Fonseca (Bom Jesus do Itabapoana/Noroeste)
(S) Renata Carla Ferreira Ribeiro (Carmo/Serrana)
(S) Tiago Santos Silva (Quissamã/Norte)
(S) Andrea Moreira da Costa Lima (Itaguaí/Metropolitana I)
(S) Marcelo Sá Bagueira (Tanguá/Metropolitana II)
(S) Thiago Bastos Rios (Laje do Muriaé/Noroeste)