Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Secretaria de Saúde de Itaguaí garante atendimento à população localizada em áreas de difícil acesso

 

Publicado em: 09/03/2015 19:09 | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Março

A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretária de Saúde e Defesa Civil, Andréa Lima, acompanhou o trabalho das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Ilha da Madeira e do Saco da Prata, em visitação às famílias da Ilha dos Martins e da região serrana, ambas localizadas em regiões de difícil acesso. Para chegar às comunidades que vivem nas ilhas o único meio de transporte é o barco. Já nas comunidades que vivem entre as montanhas, a distância entre uma casa e outra e a Sede do Município é o complicador.

Era pouco mais de oito da manhã quando a equipe embarcou num táxi bolt rumo à Ilha dos Martins. Em cerca de 10 minutos a embarcação atracou e os atendimentos não tiveram trégua. A primeira visita foi à casa da pequena Ana Vitória, de apenas dois anos, onde mãe e filha foram assistidas. Na sequência, todas as famílias cadastradas passaram pelo atendimento, como por exemplo, a de Sr. Deusdete Dídimo Ramos, de 68 anos.

Tanto ele quanto a esposa, legítimos caiçaras, têm dificuldades de locomoção. “Quando precisávamos de atendimento médico tínhamos que ir ao postinho lá na ilha da Madeira. Era tudo muito difícil. Agora, a equipe da Saúde da Família vem aqui. Só vamos lá quando precisamos fazer um exame, que já é encaminhado quando a médica vem aqui,” relata Eduardo Barbosa Ramos, filho do Sr. Deusdete.

Para acompanhar a equipe que atua na região serrana, o dia também começou cedo. Foram cerca de uma hora em estrada de terra até chegar a ESF Saco da Prata, onde a Secretária conversou com os profissionais e os acompanhou nas visitas domiciliares. Na primeira parada, o casal Melciades e Yolanda Antunes, de 78 e 71 anos, respectivamente, receberam a equipe com sorrisos e abraços.

Por onde passaram os profissionais foram bem recebidos. Na casa de seu Valmir Rodrigues, de 56 anos, comerciante local, nascido e criado na serra, não foi diferente.  “Agora graças a Deus a saúde aqui para gente tá muito boa. Eu pedia muito pra gente ter um posto de saúde bom, com médicos, porque aqui só tinha de 15 em 15 dias e quando tinha. Hoje eu agradeço, o que a gente precisa é só ligar, eles vêm no carro e dão atenção à gente. O SAMU já veio aqui também. Todos atendem a gente muito bem,” conta.

Atualmente, a população é contemplada com médicos diariamente, isso só está sendo possível porque a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil adotou a política de priorização da Atenção Primária à Saúde, ampliando cobertura da ESF, que já assisti a 50% do município, o que tem possibilitado que a saúde chegue a todas essas regiões. “Ao priorizarmos as ESF’s passamos a acompanhar o usuário. As nossas equipes trabalham ativamente para identificar e saber o que cada morador atendido na unidade precisa,” destaca a Secretária, Andréa Lima.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Itaguaí

 

Galeria

[widgetkit id=324]