Fevereiro
A Secretaria de Saúde e Defesa Civil, por meio da Coordenação de Saúde Mental, promoveu o primeiro encontro do Núcleo de Educação Permanente (NEP) em Itaguaí. O encontro foi direcionado aos profissionais da rede municipal, e teve como ponta pé inicial a palestra “Arte, Cultura e novos olhares no campo da Saúde Mental”, ministrada pelo médico, ator, psiquiatra cultural e pesquisar, Vitor Pordeus, que também é Co-fundador da Universidade Popular de Arte e Ciência, do Teatro de DioNises e do Hotel –Spa da Loucura no Instituto Municipal de Saúde Mental, Nise da Silveira.
O objetivo do NEP é promover reuniões com profissionais renomados para debater assuntos que agreguem ao trabalho desenvolvido pela saúde mental.
Ao todo 60 profissionais da rede de saúde do município participaram do encontro e saíram animados com a experiência. Para o psicólogo do Caps, Valdinei Aguiar, as informações vão agregar ao trabalho desenvolvido. “A palestra foi muito interessante, acho que a ideia de trazer outros profissionais enriquece, entusiasma e traz novas ideias e abordagens que podemos por em prática aqui em Itaguaí,” afirma.
A coordenadora da rede municipal de saúde mental, Katita Jardin, ficou satisfeita com o resultado. “Esse primeiro encontro foi extremamente produtivo, os métodos apresentados pelo Vitor, são ótimos e completamente diferentes da ideia proposta pela psicopatologia convencional. Traz outro olhar e trabalha a questão da unidade na saúde mental focada na saúde de fato e não da doença, como geralmente é considerada. A utilização de outras técnicas nas unidades, como a arte proposta por ele, que envolve o teatro a pintura, o grafismo a música, dá outro sentido e nos faz refletir e mudar nossos conceitos,” afirma.
Pordeus falou sobre suas teorias e métodos de trabalho, contou sobre seus “atores”, maneira como gosta de se referir aos seus pacientes e sobre o convívio e espaço onde o teatro é realizado por todos, de forma que consigam se expressar, assim como explicou citando a frase “Deixar o pensar se expressar é a melhor forma de terapia”, de Nise da Silveira. O espaço idealizado por Vitor envolve arte, cultura e teatro para pessoas com ou sem transtornos psiquiátricos.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Itaguaí