Março
Enfermeiros que atuam nas bases do Samu nos 11 municípios da Baixada Fluminense iniciaram na manhã desta terça-feira (03) o curso de Formação de Multiplicadores em Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, na sede do Cisbaf, em Nova Iguaçu. O curso, organizado pelo Cisbaf, através do Núcleo Regional de Educação Permanente/Telessaúde da Baixada Fluminense, tem duração de três meses e visa o cumprimento da Portaria 1010/2012, principalmente no que se refere às atividades de formação profissional, além de ser requisito obrigatório do Ministério da Saúde para a qualificação das bases municipais descentralizadas.
Durante o curso serão abordados temas diversos, como os sistemas de saúde, a rede hierarquizada de assistência e regulação médica, as bases fundamentais da urgência e emergência, urgências clínicas no adulto e na pediatria, urgências obstétricas, urgências traumáticas no paciente adulto e na criança, urgências psiquiátricas, e ainda acidentes com múltiplas vítimas e catástrofes.
Na primeira aula, o professor Dr. Ricardo de Mattos Russo Rafael falou sobre a construção do sistema de saúde brasileiro, as principais características dos sistemas de saúde estrangeiros, e ainda abordou a rede de urgência e emergência fazendo correlação com o SUS. Para ele, o início do curso foi proveitoso. “Os profissionais estavam bastante envolvidos e participaram com a apresentação dos temas, o que achei produtivo para o melhor aprendizado”, destaca.
A segunda aula, que ocorrerá na próxima terça-feira (10), abordará informações principais que envolvem o trauma, manejo e remoção de vítimas.