Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Hospital de Itaguaí: novos equipamentos, mais investimentos e especialidades

 

Publicado em: 13/02/2015 00:00 | Fonte/Agência: Comunicação / Cisbaf | Autor: Claudia Souza

Whatsapp

 

Fevereiro

O Hospital Municipal São Francisco Xavier (HMSFX), atualmente passa por reformas e reestruturação em todos os seus setores, a fim de proporcionar maior qualidade nos serviços de saúde oferecidos aos itaguaienses. Nos últimos 12 meses a unidade já recebeu novos leitos de urgência e emergência, aquisição de equipamentos, reequipação de salas e também passou a contar com mais especialidades e aumento da equipe médica. As mudanças já resultam em um grande aumento do número de atendimentos, cirurgias e redução de filas de espera de exames.

Melhores condições e mais profissionais

Depois de anos fechadas, três enfermarias foram reativadas e quase todos os setores já foram reformados. Também foram contratados 21novos médicos para atuar em plantões e visitas médicas, dando mais assistência à saúde dos munícipes e a população referenciada, vinda de outros municípios. Mudança também na área de ortopedia, que agora conta com um plantão especializado, realizado por dois profissionais, que realizam cirurgias de emergência de maior porte.

Mais especialidades

No último ano foram ampliadas as especialidades médicas atendidas pelo Hospital, que agora conta com cardiologia, endocrinologia, urologia, nefrologia, cirurgia geral, oncologia e cirurgia oncológica, cirurgia ginecológica, geriatria, cirurgia vascular, cirurgia pediátrica, ortopedia e traumatologia, cirurgia plástica, cirurgia torácica, pneumologia, gastroenterologia e proctologia, atendimentos disponíveis para todos os pacientes internados.

Conquistas

A unidade de saúde também intensificou a realização de cirurgias de emergência e eletivas. De janeiro a outubro de 2014 foram 984 cirurgias, aumento significativo comparado aos últimos anos, quando só era realizada uma média de 300 cirurgias desse tipo, no período equivalente. Outra conquista foi a reinclusão da unidade no Programa Estadual de Apoio aos Hospitais do Interior (PAHI), o que garantiu um repasse de 128 mil reais para o hospital em 2014. A unidade havia sido excluída do programa em 2012, pela ausência de prestação de contas e falta de infraestrutura.

Novos equipamentos

O Hospital está sendo totalmente equipado. O setor de estabilização conta com três novos leitos e a Unidade de Pacientes Graves (UPG) foi toda reformada. Ambos receberam equipamentos de última geração: 6 monitores cardíacos multiparâmetros, 6 ventiladores pulmonares, 6 camas eletrônicas, 2 carros de parada e 2 desfibriladores e demais acessórios necessários a cada setor. Também foram adquiridas 40 novas camas eletrônicas modelo Hill-Rom, 10 poltronas para acompanhantes, 10 mesas de cabeceira, 6 suportes para soro, além dos equipamentos para a montagem da Enfermaria RUE (Rede de Urgência e Emergência).

Implantação

Em 2014, foi implantada a enfermaria da Rede de Urgência e Emergência (RUE), que conta com quatro novos leitos e aquisição de 100% dos equipamentos (04 camas eletrônicas, 02 monitores cardíacos, 02 ventiladores pulmonares, 01 desfibrilador, 01 carrinho de parada, além de 06 mesas de cabeceira e refeição hospitalar, 06 degraus e 06 suportes para soro). A enfermaria também teve mais dois leitos qualificados com camas eletrônicas, instalados no 3º andar da unidade e dão suporte ao atendimento.

A enfermaria RUE e todo atendimento emergencial prestado pelo HMSFX foram avaliados em agosto de 2014 por uma comissão representada pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Ministério da Saúde, sendo devidamente aprovada.

Fonte: Secretaria de Comunicação PMI

Galeria

[widgetkit id=318]

Imagens