Janeiro
Enfermeiros que atuam nas bases municipais descentralizadas do Samu 192 e nas unidades de saúde da Atenção Básica da Baixada Fluminense estão sendo capacitados sobre as recentes técnicas de reanimação cardiopulmonar. Na manhã desta terça-feira (20), na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu, mais um grupo de enfermeiros passou pelo curso teórico e prático, organizado e ministrado pelo Núcleo de Educação Permanente da Baixada Fluminense/Cisbaf. A próxima turma ocorrerá no dia 27.
Para tornar o socorro o mais próximo da realidade e aumentar a eficiência do aprendizado, os profissionais realizam os procedimentos práticos em bonecos simuladores (adulto e infantil). Os manequins possuem pulsação e o uso de um desfibrilador externo automático sinaliza a necessidade de aplicação do choque elétrico. Durante a aula prática, os profissionais também aprendem a posição e o ritmo corretos para executarem a massagem cardíaca, bem como a oxigenação, no caso de o paciente estar sofrendo uma parada cardiorrespiratória.
Para a enfermeira Claudineia Souza de Almeida Brandão, que trabalha na Clínica da Família de Comendador Soares, em Nova Iguaçu, o curso foi bastante proveitoso. “Achei a capacitação muito produtiva, muito boa. Tive a oportunidade de ver técnicas novas com relação à ressuscitação em adultos e crianças. Para mim foi muito proveitoso”, destaca.
A coordenadora do NEP/Cisbaf, Dra. Sônia Zimbaro, avalia a capacitação como fundamental para os profissionais da saúde e destaca o uso dos bonecos simuladores. “Estes bonecos foram enviados pelo Ministério da Saúde depois de uma visita técnica recebida no ano passado, que reconheceu a importância do trabalho realizado pelo NEP na região. Com esses novos equipamentos, além de tornar as aulas mais atrativas, aumentamos a eficiência do aprendizado.”