Janeiro
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itaguaí tem se destacado pelo quantitativo de atendimentos realizados. As informações foram registradas no último levantamento feito pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil, referente aos serviços ofertados no ano de 2014. Durante os últimos 12 meses foram 120.404 atendimentos, uma média de 330 pessoas atendidas por dia.
Do total de atendimentos realizados, foram registrados mais de 123 mil procedimentos, entre consultas, curativos, suturas, raios x, tomografias, exames laboratoriais, entre outros. Usuários atendidos pela clínica médica somaram 79.616; a pediatria registrou 40.149 e 3.904 foram atendidos pela odontologia. O número de raios x chegou a 26.207 e foram feitos 2.206 suturas. A UPA realizou ainda 2.292 exames de eletrocardiograma, 109.929 exames laboratoriais e 170 exames externos.
No período, foram dispensados 1.358.763 medicamentos. Pacientes transferidos para hospitais estaduais somaram 30; para hospitais particulares 26 e 350 transferências foram feitas para o Hospital Municipal São Francisco Xavier (HMSX). Todos os demais foram atendidos, medicados e acompanhados na própria UPA até terem alta.
Mais conquistas
Ao longo do último ano, a Secretaria de Saúde investiu em melhorias na unidade, entre elas a instalação de geradores, que garantem o atendimento mesmo quando houver falta de energia. Também foi realizada a troca do sistema de refrigeração e aquisição de novos equipamentos, como duas cadeiras de rodas de ferro para transportar pacientes, 10 aparelhos de medir pressão arterial e dois otoscópios, que agora compõe o quadro de aparelhos.
Outra mudança que contribuiu na evolução do atendimento foi à implantação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) dentro da própria unidade. Essa ação facilita e agiliza o intermédio das internações e transferências, quando se fizer necessário, para outras unidades especializadas conveniadas.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Itaguaí